Com manifestações simultâneas em 17 cidades do Paraná nesta quinta-feira (03), as APAÉs (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Londrina e região se mobilizam para chamar a atenção da sociedade e das autoridades para os riscos da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7796, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).
A medida questiona a constitucionalidade do repasse de recursos públicos para escolas especializadas. Caso seja aprovada, pode comprometer a manutenção de instituições que atualmente atendem cerca de 40 mil alunos com deficiência no Paraná, afetando diretamente o direito de escolha das famílias e a continuidade do atendimento educacional especializado.
Participam da mobilização as APAÉs e instituições de educação especial dos municípios de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, COL – Londrina, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, ILECE – Londrina, Jaguapitã, Londrina, Lupionópolis, Porecatu, Primeiro de Maio, Sertanópolis e Tamarana. A APAE de Rolândia, cidade-sede da regional, também atua na organização da ação.
O ponto alto da mobilização será nesta sexta-feira (04), às 9h30, com uma grande manifestação regional em frente ao Instituto de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE), em Londrina, localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, 1792 – Centro de Londrina.