Cidade

Aparelhos para aferição de glicemia entregues pelo SUS apresentam instabilidade

16 fev 2024 às 10:51

Mães de crianças com diabetes tipo 1 reclamam do aparelho fornecido pelo governo do Paraná para a aferição de glicemia. O equipamento Match 2 apresenta defeitos que podem gerar consequências graves com a má administração de insulina. 


O aparelho mede a glicemia no corpo e se esta aferição não for exata, a aplicação da insulina é prejudicada, podendo até fazer com que o paciente desmaie. "As glicemias dela viviam uma montanha russa... então, eu comecei a usar outro aparelho que estava guardado e comecei a perceber que estava tendo uma diferença muito grande", disse Priscila Rosa. 


Algumas mães receberam um novo aparelho da 17ª Regional da Saúde; outras, receberam da própria fábrica do equipamento, que alegou mau uso por parte das mães, mas o problema ainda continuou. 


Um pedido para que o SUS (Sistema Único de Saúde) troque de fornecedor foi feito ao MPPR (Ministério Público do Paraná). A mudança oferecerá segurança para que as mães meçam a glicemia dos filhos; todas elas recebem o equipamento do governo do estado. A 17ª Regional de Saúde orientou ainda para que elas entrassem em contato com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que ainda não deu retorno. 


Felippe Machado, secretário de saúde, disse que irá entrar com um pedido para que o fornecedor troque os equipamentos no município, já que a aquisição é feita através de um edital.