Cidade

Apicultores credenciados devem iniciar trabalhos na próxima semana

03 fev 2024 às 10:50

Segundo a Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) de Londrina, três apicultores já estão habilitados e em fase de assinatura de contrato para a retirada de abelhas em áreas públicas e residências de famílias com renda de até três salários mínimos. A previsão é que os profissionais estejam disponíveis a partir de quinta-feira (08). 


O edital de credenciamento continua aberto para os profissionais que tiverem interesse e experiência na área. Para se candidatar, o apicultor pode procurar o setor de licitação da Secretaria de Gestão Pública com a documentação solicitada no edital (clique aqui). Não existe um número limite de profissionais, por isso, a secretaria esclareceu que o processo pode continuar aberto por, no mínimo, dois anos. 


No total, o chamamento compreende a execução de 1.250 ações. Os contratos terão vigência de 60 meses, e as empresas ou profissionais cadastrados receberão remuneração de R$ 391,38 para cada serviço realizado. Dessa forma, o valor máximo investido pela Prefeitura na iniciativa poderá ser de até R$ 489.225,00.


Esther Romero, diretora de bem-estar animal destaca que a secretaria não faz a retirada de abelhas em imóveis particulares, exceto para famílias com renda de até três salários mínimos; estas, devem ir pessoalmente até a secretaria para solicitar por escrito a retirada. 


Já em vias públicas, o serviço deve ser solicitado pelo telefone (43) 3372-4765 e deve ser executado em até 24 horas depois do acionamento. Apicultores com dúvidas sobre o processo de credenciamento podem entrar em contato pelo telefone (43) 3372-4284.