A espera terminou. Após meses de reclamações por parte dos moradores, a Prefeitura de Cascavel iniciou nesta quarta-feira (25) a limpeza de uma área de preservação ambiental localizada no Jardim Melissa. O trabalho é acompanhado de perto por quem vive nas imediações da Rua Limoeiro e aguardava ansiosamente pela retirada dos entulhos.
A movimentação começou assim que os maquinários chegaram ao local. Entre os moradores que foram conferir de perto o início da ação, está Josiane, que relatou alívio com o atendimento da demanda.
A área havia sido invadida e, em dezembro do ano passado, a Cohavel realizou uma reintegração de posse com a demolição de vários barracos. No entanto, os restos da ocupação permaneceram, acumulando entulhos e contribuindo para a proliferação de doenças — inclusive com registros de surto de chikungunya na região.
Com o tempo firme e sol, a Secretaria de Meio Ambiente deu início ao mutirão de limpeza. Dois maquinários estão sendo utilizados para a retirada do material. De acordo com a equipe técnica, foi necessário empregar equipamentos específicos para acessar a área com segurança, devido à dificuldade de acesso e à presença de lixo diverso: móveis, restos de concreto, madeira com pregos e muito entulho.
A limpeza está sendo feita com cautela para evitar danos aos maquinários e riscos aos trabalhadores. Assim que o serviço for concluído, o local será cercado e passará por um processo de recuperação ambiental.