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Após reclamações, Ministério Público investiga qualidade da água em Londrina

05 dez 2024 às 21:34

O Ministério Público instaurou um procedimento e pediu informações à Sanepar sobre o surgimento de gosto e cheiro na água distribuída em Londrina. Na quarta-feira (4), vários órgãos de fiscalização e a companhia de água e esgoto participaram de uma reunião na promotoria para debater o assunto.

 

A apuração da Promotoria de Defesa do Consumidor começou em outubro. “A ideia é verificar se todos os procedimentos inerentes à atividade da Sanepar, de fornecedora da água para o município de Londrina, estão sendo observados”, explicou a promotora Leila Schimiti.

 

O jornalismo da Tarobá mostrou a situação em reportagens feitas em agosto e em outubro deste ano. Os consumidores estavam preocupados com a qualidade da água. Na época, a Sanepar informou que o problema era resultado da decorrência de longos períodos de estiagem e calor, que provocaram o aumento na proliferação de algas na bacia do Rio Tibagi, onde é feita a captação para o abastecimento de Londrina.

 

A empresa fez intervenções no processo de tratamento, com produtos para amenizar o gosto e o cheiro. Com isso, a promotoria pediu várias diligências.

 

Agora, o Ministério Público aguarda os dados de novos laudos e de um boletim técnico do Instituto de Água e Terra do Paraná, com a análise da qualidade da água do Rio Tibagi. Após isso, a promotora Leila Schimiti informou que irá decidir se o procedimento se tornará um processo administrativo ou judicial, ou se será arquivado.