O Samu de Londrina está nas ruas da cidade para ensinar a população a salvar vidas. A iniciativa faz parte do Dia da Reanimação Cardiopulmonar (RCP), uma campanha internacional que busca capacitar leigos a identificar uma emergência e iniciar o socorro antes mesmo da chegada da equipe médica.
Profissionais do Samu estão em 17 pontos de Londrina, incluindo terminais de ônibus e shoppings, para ensinar técnicas simples, mas cruciais, como a RCP para casos de parada cardiorrespiratória e a manobra de Heimlich para desengasgos. O objetivo é que qualquer pessoa possa estar preparada para ajudar em uma situação de risco.
O passo a passo que pode fazer a diferença
Segundo a coordenadora Kelen Mitie, a primeira atitude em uma emergência é checar a resposta da vítima. Se ela não responder e não tiver pulso ou respiração, é fundamental ligar para o Samu (192) e iniciar imediatamente as compressões no peito, em um ritmo de 100 a 120 por minuto.
Além da RCP, as equipes também estão ensinando a manobra de Heimlich, procedimento usado para desengasgo, que é muito comum, principalmente em crianças. A falta de conhecimento nessas situações de emergência pode ser decisiva e, com mais gente preparada, cada minuto se transforma em uma chance a mais de sobrevivência.
“Quem está por perto pode fazer toda a diferença. Quanto mais rápido a reanimação for iniciada, maior a chance de salvar a vida”, explica Kelen.