Cidade

"Aquilo que já aconteceu, aconteceu. A gente vai reconstruir", diz Paranhos sobre temporal

04 out 2023 às 10:27

O Prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, concedeu entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (04), para falar sobre os estragos que foram causados pelo forte temporal que atingiu Cascavel durante a madrugada. 


"Mobilização que já está acontecendo. Estou aqui no Corpo de Bombeiros com o Coronel Araújo, que está comandando essa grande operação. Conseguimos com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, já disponibilizar 20 equipes que estão nas ruas, atendendo prioritariamente os casos mais graves e fazendo o levantamento daquilo que será necessário para distribuição de telhas na sequencia. A gente está em toda a cidade, tivemos alguns pontos mais afetados com o Alto Alegre, o Maria Luiza, o Cataratas. Tivemos bastante problemas com imóveis particulares e algumas escolas municipais", explicou o Prefeito.


Paranhos falou também sobre o potencial de atendimento na cidade. Ele explicou que há estoque de telhas e equipes para atender os casos, mas em possível necessidade, fará o acionamento do estado.


A gente tem um estoque regulador, mas em caso de necessidade, sempre recorremos ao Corpo de Bombeiros. Já acionamos inclusive o governo do estado. Ainda não temos o levantamento total daquilo que será necessário, mas o mais importante, temos a disponibilidade do Coronoel Araújo sobre telhas então precisamos fazer o levantamento para entregar. E em caso de necessidade acionar o governo do estado para repor o estoque que o corpo de bombeiros de Cascavel já tem", detalhou.


Paranhos também explicou que no momento, não é possível precisar se é necessário ou não um decreto de calamidade pública.


"O decreto de calamidade precisa ser de muita responsabilidade. Vou ouvir os técnicos, o Márcio da Defesa Civil e o Coronel Araújo, e evidentemente eles vão nos orientar se é o caso. Eu acho que primeiro precisa ser feito um levantamento. O decreto de calamidade pública tem que ser em uma extremidade de necessidade e com justificativa. A gente vai atender prioritariamente as pessoas que tiveram suas casas danificadas e talvez isso nem seja necessário. Se for, evidentemente vamos usar essa ferramenta também", afirmou o prefeito.


Por fim, ele destacou que a prioridade é o atendimento rápido as famílias que tiveram casas danificadas pelo temporal.


"A prioridade é fazer atendimento rápido a essas familias que tiveram as suas casas danificadas. As empresas evidentemente estão tendo atendimento privado, e claro, toda nossa estrutura está desobstruíndo as ruas e fazendo com que a gente possa retomar a energia e o trânsito também. E claro, temos uma equipe especifica da nossa educação, dois colégios que tiveram danificação maior no alto alegre e nossa equipe já está lá. Agilidade no atendimento e principalmente detectar se tem casa com risco de desabar ou algum muro. O estrago já provocou, não temos nenhuma notícia de vítima. Pedi para a equipe identificar onde teve mais impacto. Aquilo que já aconteceu, aconteceu. A gente vai reconstruir", finalizou.