Arapongas, no Paraná, é o primeiro município da Região Sul a receber a carreta do programa "Agora Tem Especialistas", do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura. A iniciativa do Ministério da Saúde busca reduzir filas de espera por atendimento especializado.
A carreta ficará na Estação Cultural Milene por um mês, oferecendo serviços voltados para prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dos cânceres de mama e do colo do útero. A abertura foi feita nesta sexta-feira (17), com presença de representantes do Ministério da Saúde, AGSUS, Sesa e da 16ª Regional de Saúde de Apucarana.
O atendimento será feito mediante agendamento prévio nas UBS, priorizando pacientes da rede municipal e da 16ª Regional de Saúde. Serão realizados exames como mamografia, ultrassonografia mamária, punção de mama, biópsia, colposcopia, exames anatomopatológicos, além de ultrassonografia transvaginal e pélvica.
O programa conta com unidades móveis totalmente estruturadas, equipes multiprofissionais, consultório ginecológico climatizado, sala de pequenos procedimentos, central de material esterilizado e área de espera externa com TV e bebedouro. O Ministério da Saúde investiu R$ 18,9 milhões no projeto, que deve atender mais de 42,5 mil pacientes e realizar cerca de 130 mil procedimentos neste Outubro Rosa.