O terreno localizado no bairro Cascavel Velho, nas imediações da Escola Municipal Atílio Destro, que foi utilizado para o descarte de sedimentos do Lago Municipal de Cascavel, passou por todas as etapas de recuperação ambiental e será destinado à comunidade.
O local recebeu mais de 22 mil metros cúbicos de lodo e resíduos retirados do Lago. O gerente regional, Rodolpho Tanaka Savelli, explicou que o terreno foi escolhido e utilizado como parte do processo de destinação do material dragado.
Atualmente, o terreno está estabilizado, e o plantio de grama está em andamento. A área será entregue à Prefeitura de Cascavel para ser convertida em um novo espaço de lazer para a comunidade local.
Contexto da Revitalização
Esta ação integra o projeto de revitalização do Lago Municipal, iniciado em 2019, que incluiu a remoção de sedimentos, a construção de estruturas de contenção para evitar assoreamentos e a proteção das margens do Lago. O investimento total no projeto foi de aproximadamente R$ 5,5 milhões.
A Secretaria de Meio Ambiente informou, por meio de nota, que aguarda a conclusão dos trabalhos da Companhia, prevista para os próximos meses. Após a conclusão, a área receberá a instalação de equipamentos públicos, como bancos, arborização e pista de caminhada. Há também um estudo conjunto com a Secretaria de Esportes para a possível criação de um espaço para atividades esportivas.
O Lago Municipal é considerado um importante manancial de emergência e continuará sendo monitorado para garantir sua preservação.