Em um momento histórico para o desenvolvimento da infraestrutura de Cascavel e região, o Plenário da Câmara de Cascavel sedia na próxima sexta-feira, 7 de junho, às 14h30, o evento de assinatura do convênio para execução do projeto de viabilidade técnica do Anel Viário de Cascavel. O evento ocorrerá no Plenário.
O presidente da Câmara, Alécio Espínola (PL) e a vereadora Professora Liliam (PT), explicam que o acordo foi obtido após interlocução ativa entre diversos setores do empresariado local, organizações comunitárias e a população em geral. Envolvendo a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a assinatura dessa Declaração de Interesse marca o início dos estudos necessários para a elaboração do projeto de construção do Anel Viário, um projeto de relevância para a região e há muito aguardado pela população cascavelense.
O objetivo da iniciativa é viabilizar um Anel Viário no entorno de Cascavel, ligando todas as principais rodovias que passam pela cidade. Serão dois novos contornos a serem construídos: o Contorno Norte, que ligará a BR-277, passando pela BR-369 até chegar à BR-467; e o Contorno Sul, que ligará a BR-277, próximo ao Contorno Oeste, passando por fora da cidade, atrás dos bairros Faculdade e Cascavel Velho, até chegar à BR-277, saída para Curitiba. Os dois novos contornos, juntamente com o já construído Contorno Oeste, formariam o Anel Viário de Cascavel.
O Anel Viário de Cascavel, cujo custo estimado ultrapassa R$ 600 milhões, é essencial para melhorar a mobilidade urbana, facilitar o escoamento da produção agrícola e industrial, além de promover o crescimento econômico da região. Ao reduzir o tráfego pesado no centro da cidade, ele contribuirá para a segurança viária, reduzirá os tempos de deslocamento e melhorará a qualidade de vida dos moradores. Além disso, facilitará a logística e o transporte de mercadorias, fortalecendo a economia local e atraindo novos investimentos para a região.
O evento contará com a presença de autoridades, como Ênio Verri, Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu, Carlos Carboni, Diretor de Coordenação da Itaipu, Irineu Mário Colombo, Diretor-Superintendente do Parque Tecnológico Itaipu-Brasil, André Pepitone, Diretor Financeiro da Itaipu, além de representantes do DNIT e de entidades empresariais e industriais da cidade.