Em evento realizado no início de dezembro, em Curitiba, a Associação Amor em Fios de Cascavel, ficou entre as três finalistas no Prêmio SESI ODS 2024 - Categoria OSC. Concorrendo com mais de 100 organizações da sociedade civil do Paraná, o Amor em Fios foi muito bem avaliado, junto com o Instituto Não me Esqueça (pacientes com Alzheimer), de Londrina, e do Pequeno Cotolengo Dom Orione, de Curitiba, que foi o vencedor.
Um dia antes (5/12), a Associação Amor em Fios foi reconhecida, com nota acima de 8, pelo Programa Impulso do GRPCOM pela prática de Destaque em Comunicação no Prêmio Impulso 2024.
“Foi um ano muito produtivos e o mês de dezembro veio com gratas surpresas.
Esses dois reconhecimentos representam uma motivação a mais para continuarmos o nosso trabalho em prol de pacientes em tratamento de câncer, Brasil afora”, comenta Simone Braga Côrtes, criadora e atual presidente da Associação Amor em Fios.
Atualmente, os produtos confeccionados pelas voluntárias da Associação Amor em Fios chegam a 24 estados brasileiros, em hospitais do câncer, creches e asilos, num total de 52 cidades, sem custo para quem os recebe.
Outra frente na qual a Associação atua é na realização de palestras em empresas, cooperativas e instituições de ensino. Somente no mês de outubro deste ano, foram realizadas 24 palestras, quase uma por dia, alcançando milhares de pessoas com temas sobre saúde.
Importante papel socioambiental
Criada em 2017 pela odontóloga Simone Braga Côrtes, a Associação Amor em Fios é o resultado da união de dezenas de voluntárias que confeccionam e doam produtos a instituições assistenciais para pessoas em tratamento de câncer, com o objetivo de resgatar a autoestima desses pacientes. Dentre os produtos feitos pelo Amor em Fios, estão perucas de cabelo, turbantes, lenços, toucas, chapéus, próteses mamárias (ou enchimento para sutiã), bolsas para diurese, entre outros.
Um ano depois, inspirada numa iniciativa do Alaska, Simone criou o Amor em Fios Kids, que atende a instituições que prestam assistência a crianças com câncer. Neste caso, os produtos feitos pela Associação são toucas temáticas que imitam a longa trança da Rapunzel, o cabelo azul da Frozen e de outras princesas do mundo da literatura e do cinema.
Para os meninos, são feitos chapéus e toucas que lembram heróis famosos como o Homem Aranha, o Homem de Ferro, etc. Quando os pacientinhos vestem essas toucas, por alguns instantes, eles mergulham no mundo da imaginação e se transforma em príncipes e princesas das histórias infantis e, mesmo que por alguns minutos, se esquecem da doença e do tratamento.
Ainda voltado às crianças, a Associação Amor em Fios confecciona a Alegria (bonequinha careca que cobre a sua cabeça com um chapéu, criando uma identificação com as meninas que estão sem o cabelo). Já o boneco Abraço serve de apoio para o braço da criança na hora em que ela precisar fazer a coleta de sangue. Ambos são feitos pelas voluntárias crocheteiras da Associação.
Outros produtos que fazem sucesso junto à criançada são os bonequinhos de tampinha plástica e os bonecos de fuxico, produzidos a partir de retalhos de tecido. Para a confecção desses brinquedos, a Associação conta com a ajuda vinda de 7 penitenciárias do Sistema DEPEN-PR.
Além da sua alta relevância social, a Associação Amor em Fios destaca-se também pela atuação na questão ambiental, já que periodicamente retira do meio ambiente milhares de tampinhas plásticas, retalhos têxteis e também blistes ou cartelas de comprimidos. Estes, em parceria com o Lions Clube Cascavel, são beneficiados em uma cooperativa de reciclagem e depois revertidos em cadeiras de rodas que o Lions empresta para pessoas com mobilidade reduzida.
Quando nos damos as mãos, podemos abraçar mais pessoas”, afirma a voluntária Rosí Czepula Meassi, se referindo às parcerias que ajudam a Associação Amor em Fios nesse importante e necessário trabalho. Além do DEPEN-PR e do Lions, estes são mais alguns braços que apoiam a Amor em Fios: AMIC, Programa impulso/GRPCOM, Embaixadoras da Paz Mundial e mais de 15 ONGs parceiras.
A Associação Amor em Fios é independente, apartidária e não possui vínculo com nenhuma instituição de saúde. Cerca de 80% do seu trabalho é autossustentável, já que a maioria dos insumos para a confecção dos produtos é fruto de doação da comunidade de Cascavel e região.
A coleta e armazenamento de recicláveis, produção e logística para a distribuição dos produtos é fruto do trabalho das voluntárias que compõem o grupo.