O Ministério Público do Paraná (MPPR) multou em R$ 40 mil uma associação de proteção animal de Londrina, após encontrar irregularidades em operação realizada no último dia 13. Na ação, foram identificados indícios de crimes ambientais, com restos mortais de diversos animais (entre ossadas e corpos em estágio de decomposição mais recente) enterrados.
No local, foram encontrados animais extremamente magros, mantidos em locais isolados sem luz solar e sem espaço para se movimentar, além da ausência de separação entre animais doentes e saudáveis e oferta de alimentação inadequada e insuficiente. As instalações físicas foram consideradas precárias, sem higienização correta nos abrigos e na área de atendimento dos animais doentes.
Também foram identificadas falhas financeiras e administrativas. A instituição recebeu mais de R$ 3 milhões em repasses públicos, mesmo sem atender às exigências de órgãos como o Ministério Público do Paraná, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Conselho Regional de Medicina Veterinária.