Cidade

Audiência pública discute mobilidade urbana e ciclismo em Cascavel

03 fev 2026 às 09:49

Cascavel realizou nesta terça-feira uma audiência pública para debater a expansão da malha cicloviária da cidade. O projeto integra o Programa de Desenvolvimento Urbano e tem como objetivo incentivar meios de transporte sustentáveis e alternativos.


Atualmente, a cidade conta com 55 km de ciclovias e ciclofaixas, e o plano prevê a implantação de mais 23 a 25 km nos próximos dois anos, priorizando a ligação entre bairros e corredores com maior demanda. A audiência também serviu para ouvir comerciantes, que muitas vezes perdem vagas de estacionamento com a instalação de novas ciclovias.


O caso da Rua Duque de Caxias, próximo ao Teatro Municipal, foi citado como exemplo de polêmica inicial, mas a ciclofaixa foi mantida por conectar o centro a bairros como Maria Luíza e regiões próximas à Avenida Carlos Gomes. Para a presidente da Transitar, Laura Rossi, os benefícios coletivos superam as perdas pontuais, promovendo mais mobilidade e menos poluição na cidade.


O debate também destacou o aumento no uso de patinetes elétricos e ciclomotores, reforçando a necessidade de espaços seguros para todos os usuários. A expansão das ciclovias deve contribuir para desafogar avenidas saturadas, equilibrando o desenvolvimento urbano com a convivência entre motoristas, ciclistas e o comércio local.