Em Londrina, o ano letivo de 2025 na rede municipal de ensino será finalizado no dia 19 de dezembro, uma sexta-feira, quando ocorrerá o último dia de aula. O calendário é válido para todas as 88 escolas municipais, 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 64 Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos conveniados com a Prefeitura. Já o início do ano letivo 2026 está programado para 5 de fevereiro, conforme informado pela Secretaria Municipal de Educação (SME).
Por sua vez, os procedimentos referentes às matrículas de 2026 podem ser feitos pelos pais ou responsáveis a partir de 2 de janeiro, pelo site matriculas.londrina.pr.gov.br. Essa etapa abrange novos alunos vindos da rede privada, de outros municípios ou para transferências entre unidades municipais do P4 ao 5º ano. Será necessário preencher as informações solicitadas e realizar o pedido de vaga.
De acordo com o diretor Administrativo e de Planejamento da SME, Junior Cesar Dias, os encaminhamentos irão ocorrer ao longo de janeiro, levando em conta os critérios de georreferenciamento e a disponibilidade de vagas. “Depois de finalizada a solicitação, será gerado um protocolo que permitirá ao responsável acompanhar o andamento do encaminhamento. É necessário que os responsáveis estejam atentos aos prazos e orientações da Educação e das escolas, e que busquem informações em caso de dúvidas”, enfatizou.
A partir do dia 26 de janeiro, será retomado o atendimento ao público nas secretarias das escolas. Dias informou ainda que, no final do mês de janeiro, as unidades escolares também entrarão em contato com os responsáveis, por meio do número telefônico cadastrado no sistema, para agendamento da matrícula. Para instruções ou dúvidas, os contatos da SME são o (43) 3375-0237 ou (43) 3375-0290.
Para matrículas dos alunos da faixa etária de 0 a 3 anos (CB, C1, C2 e C3), é necessário agendar entrevista e cadastro na Central de Vagas pelos telefones (43) 3375-0220 e (43) 3375-0282 da SME.
Formação e prática pedagógica – Antes do começo das aulas do ano letivo 2026, diretores e coordenadores pedagógicos participarão da Formação Inicial para Gestores, programada para os dias 29 e 30 de janeiro. E nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro será a vez dos professores realizarem as atividades de prática pedagógica, conforme o planejamento da Rede Municipal de Ensino.
Total de alunos – Atualmente, são 46.830 estudantes matriculados na RME. “É importante destacar que, historicamente, o ano letivo inicia com um número de matrículas inferior ao registrado ao final do ano anterior”, pontuou o diretor Administrativo e de Planejamento da SME, Junior Cesar Dias.
Ele complementou que o quantitativo tende a aumentar, gradualmente, até meados de março, em função dos processos de transferência, novas demandas e cadastros realizados pelas famílias. “A projeção atual indica um crescimento variável de aproximadamente 2% no período”, indicou.