Eles tornaram a locomoção mais prática e econômica, mas também passaram a exigir dos condutores atenção redobrado no trânsito. Patinetes, ciclomotores e bicicletas elétricas circulam em grande número em Cascavel e já integram as estatísticas de acidentes.
Até o momento, em 2023, Cascavel registrou sete acidentes com patinetes, com dois feridos e três acidentes com ciclomotores, com três feridos.
O último acidente foi registrado ontem no cruzamento entre a rua Mobral e a Av. Jaime Duarte Leal, no Maria Luiza. Ele envolveu um ciclomotor e esse voyage. O condutor do veículo elétrico, que é menor de idade, ficou ferido.
Embora a habilitação seja uma exigência apenas para quem conduz ciclomotores, os demais condutores de veículos elétricos também precisam seguir algumas regras.
Os patinetes e bicicletas elétricas precisam respeitar limites de velocidade de acordo com o ambiente em que andam. Por exemplo, nas calçadas a velocidade máxima deve ser de 6km, na ciclovia 20km e nas avenidas ou ruas da cidade, não podem passar de 32 km por hora.
A Polícia Militar acredita que o número de acidentes envolvendo esses veículos seja maior do que o mostrando nas estatísticas.