Cidade

Aumento na conta de luz foi resolvido? Câmara realiza nova reunião para debater o tema

13 ago 2025 às 16:53

O aumento na conta de luz será discutido mais uma vez na Câmara de Vereadores de Cascavel, com o objetivo de entender se as falhas que causaram o problema foram, de fato, resolvidas.


No início de 2025, diversos consumidores registraram reclamações formais na Copel e no Procon sobre um aumento desproporcional na conta de luz, logo após a instalação dos novos medidores inteligentes, que substituíram os modelos tradicionais em residências da cidade.


A Câmara já havia realizado uma audiência pública em março de 2025 para debater o tema, mesmo antes da Copel admitir o erro na medição. Inicialmente, a companhia atribuía os aumentos ao uso intensificado de energia elétrica durante o verão.


Segundo a Copel, a falha não estava nos medidores inteligentes, mas sim na instalação incorreta dos equipamentos, o que resultou no aumento expressivo das contas de luz.


Agora, uma nova reunião será realizada nesta quinta-feira (15) à partir das 09h, com o objetivo de verificar quais medidas foram tomadas para corrigir o problema. Devem participar representantes da Copel de Cascavel e de Curitiba, além da promotora Larissa Vitorassi Batistin, da Promotoria de Defesa do Consumidor.


A promotora havia proposto um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) à Copel, para garantir a solução do problema. Caso o documento não fosse assinado e as falhas persistissem, o Ministério Público abriria uma ação contra a empresa.


A Copel não assinou o TAC, mas afirma que todas as falhas já foram corrigidas. As provas e documentos comprobatórios devem ser apresentados durante a reunião na Câmara de Vereadores.