Cidade

Avião que saiu de Foz do Iguaçu com carga milionária de celulares descaminhados é apreendido

21 out 2025 às 21:04

Uma operação de repressão ao contrabando e descaminho resultou na apreensão de um avião monomotor com uma carga de mais de 570 smartphones de origem paraguaia, avaliados em mais de R$ 3 milhões, no aeroporto de Porto Belo, no litoral de Santa Catarina, nesta terça-feira (21). A aeronave havia decolado da região de Foz do Iguaçu, no Paraná. O piloto e um ajudante, ambos moradores de Foz do Iguaçu, foram presos em flagrante pelas autoridades.


De acordo com informações da Receita Federal, o flagrante ocorreu durante uma ação de inteligência das equipes, interrompendo o transporte aéreo dos celulares antes que a carga pudesse ser distribuída no mercado ilegal. Os 570 smartphones apreendidos não possuíam documentação alfandegária, caracterizando o crime de descaminho.


O piloto da aeronave, de 58 anos, já possuía antecedentes criminais relacionados ao transporte de produtos ilícitos. No início de 2023, ele foi preso em São Paulo por transportar celulares escondidos em um fundo falso de um veículo, carga que, na época, foi avaliada em mais de R$ 800 mil.


No local da apreensão em Porto Belo, as autoridades também encontraram um carro de apoio. O veículo era conduzido por um homem de 34 anos, também residente em Foz do Iguaçu, que auxiliava o piloto a colocar o avião no hangar.


Ambos os envolvidos foram detidos em flagrante e encaminhados à Polícia Federal em Florianópolis. Além da prisão dos dois homens, o avião, o carro de apoio e toda a carga de celulares foram apreendidos pela Receita Federal.


O caso reforça o foco das fiscalizações na fronteira de Foz do Iguaçu, com o Paraguai. Somente entre janeiro e setembro deste ano, a região foi responsável pela apreensão de mais de 40% dos celulares retidos no país.