Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Boletim de síndromes respiratórias não registra mortes na última semana em Londrina

Ao todo, o balanço atual computa 25 notificações vinculadas à SRAG – 18 em pessoas adultas e 7 em crianças
17 jul 2025 às 08:10
Por: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa ao público o quadro atual das síndromes Gripal (SG) e Respiratória Aguda Grave (SRAG) na cidade. O levantamento reúne números compilados de 6 a 12 de julho, apontando zero óbitos nesse período e a quarta semana consecutiva com queda de notificações na tabela evolutiva. Ao todo, o balanço atual computa 25 notificações vinculadas à SRAG – 18 em pessoas adultas e 7 em crianças.


Na semana anterior, foram 24 casos notificados em boletim. Porém, como os dados semanais são preliminares e sujeitos a alterações, houve entrada de mais notificações no período, aumentando posteriormente o volume total da semana epidemiológica.


A ausência de óbitos nos últimos sete dias difere do relatório da semana anterior, quando sete falecimentos haviam sido divulgados. Assim, em 2025, o total de casos que levaram à morte por essas síndromes continua em 97.


A taxa de positividade para SRAG sofreu leve redução em relação à semana anterior, caindo de 94,1% para 81,8%. Os principais vírus circulantes em Londrina são o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Rinovírus, Adenovírus e Influenza A.


Já as médias relacionadas aos atendimentos nos serviços de urgência municipais por síndrome gripal ficaram em uma mesma linha, comparadas ao balanço anterior. No Pronto Atendimento Infantil (PAI), o total de atendimentos gerais prestados ficou em 2.429, sendo 1.095 por tipos gripais, o que representa 45,08% do montante.

Outras notícias

Projeto para atualizar valores do IPTU defasados vai à votação na segunda-feira

Prefeitura de Cascavel autoriza licitação para reformas em escolas e CMEI

Delegado-chefe da 15ª SDP de Cascavel comemora redução de homicídios em 2025


Outros 13.181 atendimentos foram realizados pelos Pronto Atendimentos (PAs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dos quais 2.562 respondem por síndromes gripais (19,43%).


Segundo a enfermeira e assessora técnica de gabinete da Diretoria de Vigilância Sanitária (DVS), da SMS, Cláudia Haggi Monteiro, redução de casos registrados, por quatro semanas seguidas, mostram uma estabilização, em função de grande número de pessoas dos grupos mais suscetíveis já terem apresentado quadro gripal, bem como pelo aumento da cobertura vacinal. “Além do avanço da vacinação, também estamos na época de férias escolares que favorecem a diminuição da circulação viral. E os vírus circulantes já se estabeleceram, o que também reflete na redução das notificações sobre essas síndromes”, contextualizou.

Apesar da queda nos números, Monteiro reforçou que é necessário manter atenção quanto à mudança brusca de temperatura que a cidade vem experimentando durante o inverno. “O frio mais intenso e as alterações climáticas acendem o alerta para a necessidade de manutenção dos cuidados e medidas preventivas necessárias. Além de se manter aquecido, um ponto importantíssimo é manter uma boa hidratação diária, por conta da baixa umidade do ar, bem como higiene adequada, lavagem das mãos, uso de máscara quando houver sintomas e outras medidas preventivas”, frisou.


Cobertura vacinal – De 6 a 12 de julho, houve pequeno aumento no alcance vacinal contra influenza na cidade, passando de 50,89% para 51,52% do público-alvo contemplado. O quadro de cobertura indica 58,16% de vacinas para idosos, 34,70% para crianças e 26,45% para gestantes.


Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina continuam ofertando diariamente, de segunda a sexta-feira, a vacina contra a gripe. Basta procurar a unidade mais próxima para receber a imunização, das 7h às 18h30. A prioridade é o público-alvo de crianças, idosos e gestantes, mas a população em geral pode comparecer para vacinar, sem necessidade de agendamento e bastando levar documento oficial de identificação e carteira de vacinação.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Receita Federal em Cascavel retém, 4,8 kg de capulho em transportadora da cidade

Cidade
Imagem de destaque

Mais de 4 toneladas de maconha com destino ao Rio de Janeiro são apreendidas na BR-277

Cidade

Presépio na Catedral de Londrina terá tema náutico e será montado dentro de um farol

Cidade

Câmeras corporais registram prisão de suspeito com crack e dinheiro na zona oeste

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Depósito clandestino de cabos de internet e telefone é descoberto em Londrina

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.