Cidade

Voluntários dedicam tempo e carinho para alimentar quem mais precisa

04 nov 2023 às 14:46

O projeto Amigas do São Jorge tem feito diferença em bairros da zona norte de Londrina. Voluntários dedicam tempo e carinho para alimentar quem mais precisa.


A produção começa bem cedo, às 5 horas da manhã já tem gente cortando as carnes e os legumes. A Adriana Marcolino é quem coordena tudo e fala como surgiu a ideia. “Um belo dia a gente resolveu fazer comida pra comunidade. Começamos com uma panela em um fogão pequeno. Conforme a demanda foi surgindo a gente foi aumentando.”


Outra voluntária fala da paixão em ajudar o próximo. “A gente acorda cedo e corre atrás. Levantamos hoje às 5 horas da manhã e fomos pras panelas,” conta a voluntária Vilsa Maria dos Santos.


A produção é feita toda semana e o grupo depende de doações. Adriana explica que para dar conta da demanda os voluntários começaram a pedir para os familiares e também nas redes sociais. “Com isso, passou a surgir mais pessoas que viam as fotos da comida e de quem vinha pegar.”


As refeições são feitas na casa onde morava a Brenda, uma das idealizadoras do amigas do São Jorge que já faleceu. Com isso, a Adriana continuou o projeto e transformou a casa em uma cozinha comunitária.


No dia 4 de novembro é comemorado o dia da favela. para celebrar a data, o projeto ganhou reforço. Ao todo, 20 voluntários se reuniram para produzir 1000 marmitas que foram entregues em cinco bairros de Londrina; São Jorge, Marizia, Vila feliz, Marabá e Maracanã.