A Polícia Militar do Paraná apreendeu, nesta quinta-feira (18), uma carga milionária de celulares na BR-369, nas proximidades de Campo Mourão. A ação foi realizada pelo Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), em conjunto com o 14º Batalhão da PM, a FICCO/PR e a Receita Federal, dentro das Operações Protetor e Natal.
As equipes receberam informações de que um caminhão trafegava pela rodovia realizando ultrapassagens proibidas, colocando em risco outros motoristas. Diante da situação, os policiais abordaram um caminhão Mercedes-Benz LS 1634, que tracionava um semirreboque.
Durante a abordagem, o motorista apresentou versões diferentes sobre a carga transportada e demonstrava bastante nervosismo. Em vistoria inicial, os policiais encontraram aparelhos celulares da marca Apple, sem a devida documentação legal.
Devido à quantidade e à forma como o material estava escondido, a Receita Federal de Maringá e o pelotão de Operações com Cães da PM foram acionados para uma fiscalização mais detalhada. Após a retirada de toda a carga, foi constatado que havia 45 caixas com eletrônicos escondidas sob mercadoria regular.
Ao todo, foram apreendidos 2.985 celulares iPhone, de vários modelos. O motorista informou que receberia R$ 3 mil para levar a carga até o estado de São Paulo.
Diante do crime, o condutor recebeu voz de prisão. Os celulares foram encaminhados à Receita Federal e o homem levado à Delegacia da Polícia Federal de Maringá para os procedimentos legais. O prejuízo estimado ao crime é de aproximadamente R$ 17,3 milhões.