Nesta quinta-feira (20), uma operação conjunta entre o BPFRON (Batalhão de Polícia de Fronteira) e a Polícia Federal, por meio do NEPOM, resultou em uma grande apreensão de maconha na região de fronteira entre Brasil e Paraguai. A ação integra a Operação Protetor de Divisas e Fronteiras.
Durante patrulhamento no lago, os policiais visualizaram uma embarcação vinda do Paraguai em direção ao Brasil. Ao receber ordem de parada, o condutor acelerou, jogou o barco em meio à vegetação às margens do lago e fugiu a pé, desaparecendo na mata. Buscas foram feitas na área, onde os agentes encontraram vários fardos de maconha espalhados pela vegetação.
Com apoio de equipes terrestres, as diligências continuaram. Em uma região próxima, os policiais localizaram uma caminhonete Toyota Hilux prata, também carregada com grande quantidade de maconha.
Após a pesagem total das duas apreensões, foram contabilizados 869 kg (oitocentos e sessenta e nove quilos) do entorpecente.
A embarcação, a caminhonete e toda a droga foram apreendidas e encaminhadas à Delegacia da Polícia Federal, que dará sequência às investigações.
Segundo estimativas, o prejuízo causado ao crime organizado supera R$ 1,9 milhão.