Uma operação integrada entre o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) e o NEPOM da Polícia Federal resultou em uma apreensão de drogas no último sábado (27), em Foz do Iguaçu. A ação faz parte da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras, que visa combater crimes transfronteiriços.
A Localização
Durante patrulhamento de rotina e incursão em área de mata fechada no Porto Monsenhor Guilherme, localizado na região central da cidade, as equipes suspeitaram de movimentações e iniciaram uma varredura a pé.
A Apreensão: Foram localizados dois grandes volumes abandonados. Ao verificar o conteúdo, os agentes confirmaram a presença de substância análoga à maconha, totalizando 42,6 kg.
Buscas: As equipes realizaram buscas em todo o perímetro na tentativa de localizar os responsáveis pelo transporte ou o “proprietário” da carga, porém, ninguém foi encontrado no local.
Procedimentos
A estratégia de ocultar entorpecentes em áreas de mata próxima a portos clandestinos é comum em regiões de fronteira, onde criminosos aguardam o momento oportuno para o escoamento da droga para outras cidades.
Toda a substância apreendida foi entregue na Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu, onde os procedimentos de polícia judiciária foram instaurados. A droga passará por perícia antes de ser encaminhada para incineração.