Na noite desta quarta-feira (13/11), em ocorrência que terminou na madrugada desta quinta, a Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), no âmbito da Operação COSUD, recebeu informações de que um lava-rápido na cidade de Umuarama-PR estava sendo utilizado como depósito de produtos ilícitos, oriundos do Paraguai.
Diante da informação, iniciaram patrulhamento na região, momento em que o condutor de um veículo GM Corsa, notando a presença policial, empreendeu fuga do local. Em diligências no pátio do referido estabelecimento, os policiais flagraram dois homens realizando troca das placas de uma camionete VW Amarok. Os dois, ao avistarem os policiais, tentaram fugir, mas foram contidos e abordados.
Na busca no local, foram localizados um veículo Fiat Palio, com um radiocomunicador, bem como outro radiocomunicador na camionete, além de outros conjuntos de placas de veículos. Não obstante isso, foram localizadas 21.628 (vinte e uma mil, seiscentos e vinte e oito) unidades de anabolizantes contrabandeados do Paraguai. Diante do flagrante, os dois indivíduos, de 31 e 32 anos, foram presos e encaminhados, bem como os objetos apreendidos, e entregues na Delegacia da Polícia Federal de Guaíra, para os procedimentos de Polícia Judiciária.
Ressalte-se que um dos criminosos já foi preso anteriormente pelo crime de contrabando, e o outro já tem passagem pelos crimes de contrabando, direção perigosa e desobediência. O prejuízo ao crime foi de R$ 4.557.150,00, especialmente considerando que só o valor avaliado dos anabolizantes era o de R$ 4.350.000,00.