A Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), está executando desde segunda-feira (20) a operação integrada “Scutum Limes”, que reforça o policiamento em toda a faixa de fronteira do estado. A ação conta com o apoio de unidades subordinadas ao Comando de Missões Especiais (CME), como o BOPE, BPMOA, RONE e CIOC, e tem caráter preventivo e repressivo, com foco no combate a ilícitos e no fortalecimento da presença policial em ambientes terrestre, aquático e aéreo.
Até o momento, foram abordadas 5.123 pessoas, vistoriados 662 veículos, com 8 apreensões, e 14 pessoas detidas, além do cumprimento de 4 mandados de prisão. Também houve a apreensão de 3 armas de fogo, mais de 500 quilos de drogas e quase 38 mil pacotes de cigarros, gerando prejuízo superior a R$ 5 milhões às organizações criminosas.
O comandante do CME, coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, destacou que o sucesso da operação se deve à integração entre as forças de segurança e ao apoio da Secretaria de Segurança Pública e do Comando-Geral da PM. Segundo ele, a atuação conjunta “fortalece a segurança pública na região e permite que os batalhões de área mantenham o foco no atendimento ao cidadão”.
A Operação “Scutum Limes” segue em andamento e deve continuar até o fim da semana.