Dois cães foram resgatados pela Polícia Civil e pelo vereador Deivid Wisley (Republicanos) na tarde desta segunda-feira (29) em uma residência no Jardim Montecatini, zona leste de Londrina. Os animais, um golden retriever e um vira-lata, foram encontrados em condições de total insalubridade, sem acesso a água e comida, e com o quintal repleto de fezes.
A ação foi motivada por uma denúncia anônima, que relatou as condições precárias em que os cachorros eram mantidos. Ao chegarem ao local, os agentes e o vereador constataram sinais evidentes de desnutrição nos animais. Quando uma ração foi oferecida, os cães a consumiram "desesperadamente", indicando que estavam há dias sem se alimentar.
O delegado João Batista Reis, do 6° Distrito, explicou que a Justiça emitiu um mandado de busca e recolhimento dos animais com base nas evidências. O tutor foi localizado na residência e, ao ser questionado sobre a situação, alegou que cuidava dos bichos. Ele também apresentou um laudo, afirmando que um dos cães, que tinha um tumor na barriga, estava em tratamento veterinário.
Além da denúncia de maus-tratos, vizinhos relataram que o tutor dos animais frequentemente os ameaçava quando tentavam alimentar os cães. Um inquérito foi aberto para investigar tanto os maus-tratos quanto as denúncias de ameaça. Testemunhas serão ouvidas nos próximos dias.
Os cachorros foram levados para atendimento veterinário pelo setor de Bem-Estar Animal da Prefeitura. O tutor poderá responder por crime de maus-tratos, que prevê pena de até cinco anos de prisão e multas.