Cidade

Calçadas de Cascavel se transformam em obstáculos para pedestres

24 set 2025 às 15:45

Ao caminhar por Cascavel, pedestres se deparam com um cenário de obstáculos nas calçadas, que deveriam ser de trânsito livre. Toldos, floreiras, muretas e até mesmo estruturas fixas de estabelecimentos comerciais invadem o espaço, forçando as pessoas a competirem por um lugar para passar.


Para a estudante Milena Gomes, essa situação é especialmente preocupante para quem tem mobilidade reduzida. "É difícil para a gente, imagina para uma pessoa que usa cadeira de rodas. Elas não conseguem passar e têm que ir para a rua", comenta.


O Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC) informa que, em tese, as construções devem seguir o alinhamento predial, mas que a fiscalização não costuma multar indiscriminadamente. O presidente do IPC, Vinicius Bozza, ressalta que o apelo é para o bom senso dos comerciantes. A exposição de produtos nas calçadas também é irregular, e a notificação ou multa só ocorre após denúncia formal.


"Se a pessoa se sentir prejudicada, tem que denunciar. Se um caso é denunciado, nós vamos notificar e multar", explica Bozza.


Visando regularizar a situação e atender à demanda de comerciantes por mais espaço, o IPC estuda a implementação de uma nova modalidade de construção: os parklets, estruturas que utilizam o espaço do estacionamento para criar áreas de convivência. A ideia, segundo Bozza, é oferecer uma alternativa viável para que os comércios possam se expandir sem invadir a área dos pedestres.