Cidade

Calor intenso faz vendas de ar-condicionado e ventiladores saltarem mais de 100% em Londrina

31 dez 2025 às 11:59

O calor intenso deste fim de ano transformou os aparelhos de refrigeração nos itens mais disputados do comércio de Londrina. Com temperaturas ultrapassando os 35°C, lojistas registraram um aumento superior a 100% nas vendas de ar-condicionado e ventiladores desde o início do verão.


Mesmo neste último dia do ano (31), o movimento nas lojas do centro permaneceu intenso, com consumidores buscando alívio imediato contra o mormaço antes da chegada de 2026. Embora o ar-condicionado seja o grande desejo de consumo, o ventilador segue como o líder em economia e praticidade para quem precisa de uma solução urgente.


Dados da Sala Digital da Band revelam que o comportamento online reflete o desespero térmico da população: as buscas por ar-condicionado portátil saltaram 500%, enquanto a procura por modelos convencionais e ventiladores cresceu 200% e 110%, respectivamente. No entanto, a alta demanda inflacionou os preços; modelos de ar-condicionado que custavam R$ 3.850 no início de dezembro agora são comercializados por cerca de R$ 4.590, um reajuste de 20%. Para fugir da espera das entregas online e garantir o frescor na hora da virada, muitos londrinenses estão priorizando as lojas físicas, retirando os produtos diretamente no estoque.