A Câmara Municipal de Londrina aprovou nesta terça-feira (19), em segunda discussão, o projeto da vereadora Jessicão (PP) que inclui o sensor de monitoramento de glicemia (Sensor Libre) entre os insumos fornecidos gratuitamente pela rede pública de saúde a pessoas com diabetes.
De acordo com a proposta, o dispositivo deverá ser disponibilizado a adultos e crianças a partir de quatro anos de idade, por meio da rede municipal de saúde. Com a aprovação, o projeto segue agora para a sanção do prefeito.
Ainda na área da saúde, os vereadores aprovaram o projeto de lei do vereador Santão (PL) que reconhece pacientes com fibromialgia como pessoas com deficiência no âmbito do município de Londrina.
Também foi aprovada, em redação final, a proposta da vereadora Jessicão que institui a internação compulsória para pessoas com dependência química ou transtornos psiquiátricos. O projeto será encaminhado ao prefeito no prazo máximo de cinco dias. A partir daí, o Executivo terá até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a medida.
O projeto da internação compulsória foi aprovado com 16 votos favoráveis, dois contrários — dos vereadores Paula Vicente e Matheus Thum — e uma abstenção, da vereadora Professora Flávia Cabral.