Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Cascavel e região

Câmara de Cascavel aprova projeto que prevê afastamento de servidor investigado por abuso

14 abr 2025 às 12:17
Por: Portal Tarobá

A Câmara de Vereadores de Cascavel realizou, nesta segunda-feira (15), uma sessão ordinária e duas extraordinárias, com pautas de grande relevância social. Um dos projetos de destaque foi o de número 41, encaminhado com urgência pelo Executivo, que prevê o afastamento preventivo de servidores públicos que estiverem respondendo a processo administrativo por suspeita de abuso físico ou sexual contra crianças, adolescentes, idosos ou pessoas em situação de vulnerabilidade.


A proposta é reflexo de um caso recente envolvendo um agente de apoio que, mesmo sob investigação por abuso sexual contra uma criança, continuou trabalhando com o mesmo público em outra unidade. O processo administrativo levou quatro anos para ser concluído, e só após a exoneração, o servidor foi condenado a 30 anos de prisão.


Outros dois projetos, de autoria coletiva dos vereadores, também fazem referência ao caso. O projeto 37 propõe mudanças no Estatuto dos Servidores para ampliar o rol de crimes que impedem o ingresso no serviço público municipal, mesmo com aprovação em concurso. Já o projeto 38 exige a apresentação de antecedentes criminais de qualquer pessoa que vá atuar com crianças e adolescentes, em instituições públicas ou privadas. Ambos foram aprovados em primeira votação.


Os vereadores também discutiram a possibilidade de abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a demora na conclusão do processo administrativo, que deveria ter sido finalizado em, no máximo, 120 dias. Uma sindicância já está em andamento pela própria Prefeitura.


Outro ponto de debate foi o projeto assinado por 13 vereadores que reconhece a cruz e o crucifixo como objetos de arte sacra. A proposta declara o valor cultural e histórico desses símbolos, autorizando sua presença em repartições públicas, sob o argumento de que transcendem o significado religioso.


Paralelamente aos debates legislativos, a criatividade infantil também teve espaço na Câmara. Estão em exposição 78 desenhos feitos por alunos de Cascavel, retratando como eles imaginam a cidade no futuro. Os trabalhos serão avaliados por vereadores e servidores, e 21 crianças serão selecionadas para integrar a Câmara Mirim.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Criminosos armados com fuzis aterrorizam moradores no bairro Portal da Foz

Cidade
Imagem de destaque

Atropelamento de ciclista na ciclofaixa de Cascavel deixa mulher ferida

Cidade

Queda de árvore de grande porte resulta interdita rua Carlos de Carvalho em Cascavel

Cidade

Homem é esfaqueado dentro do Terminal Sul e fica gravemente ferido

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

VÍDEO: onça ataca equipe durante resgate de corpo de caseiro morto pelo animal

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 59 anos morre em acidente com caminhonete na BR-369, em Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Casal de idosos perde R$30 mil em golpe da falsa cesta básica em Londrina

Cidade
Londrina e região

Motorista é abordado por criminosos em outro carro e sofre disparos de arma de fogo

Cidade
Londrina e região

Menina desaparece após pai proibir saída com amigas; família está desesperada

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 7 | Tomada de Decisão

Podcast Pod Tah | EP 7 | Maira Bonjiorno

Podcast Cíntia Invest | EP 7 | Agronegócio: Oportunidades e Tendências para o Futuro | Jacques Chiba

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.