Os 21 vereadores de Cascavel deram início oficialmente às atividades legislativas em uma sessão marcada pela presença do prefeito Renato Silva e do vice Henrique Mecabô.
A reunião, que lotou o plenário, marcou a estreia de Thiago Almeida na presidência da Câmara, cargo que ele assume com a missão de articular os trabalhos da Casa e garantir apoio aos parlamentares.
Um dos destaques da sessão foi a leitura da indicação do líder do governo na Câmara. A responsabilidade de mediar o diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo caberá ao vereador Xavier, do Republicanos, que afirmou já estar analisando projetos protocolados nos últimos anos para definir as prioridades.
Foram formados quatro blocos parlamentares, reforçando a organização dos grupos políticos. Além disso, a sessão foi marcada pela eleição dos membros das 18 comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores.
Essas comissões desempenham um papel essencial na análise das proposições, convocação de autoridades para esclarecimentos e fiscalização de obras e ações da prefeitura.
Apesar do andamento da sessão, parte dos vereadores passou um tempo reunida a portas fechadas, discutindo a distribuição dos cargos nas comissões. Segundo o presidente Thiago Almeida, o objetivo foi buscar consenso entre os parlamentares, respeitando os interesses e especializações de cada um.
As sessões regulares da Câmara, com a apresentação, debate e votação de projetos, estão previstas para começar na próxima semana.