Na primeira das cinco sessões extraordinárias marcadas para dezembro por solicitação da Prefeitura, na última sexta-feira (13), os vereadores de Londrina aprovaram em primeiro turno três projetos de leis complementares à Lei Geral do Plano Diretor da cidade: Sistema Viário, Uso e Ocupação do Solo Urbano e a lei que define regras urbanísticas para a Área de Expansão Urbana de Desenvolvimento Sustentável (AEU-DS), na região do Limoeiro. A sessão teve início pela manhã, na sede provisória da Câmara, e as votações foram acompanhadas pela população, que lotou o plenário.
As sessões extraordinárias foram convocadas pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) para a deliberação em urgência de 22 projetos do Executivo. A Câmara também incluiu cinco projetos da Mesa Executiva. Antes das discussões, os vereadores decidiram sobre a admissibilidade da urgência e do interesse público das propostas. O projeto nº 231/2023, que trata do novo Código Ambiental, foi retirado da pauta das extraordinárias, enquanto as demais propostas foram mantidas.
Sistema Viário
O projeto de lei do Sistema Viário (PL nº 63/2023) foi aprovado com a emenda nº 1, do Executivo, e a emenda nº 2, de autoria da vereadora Prof.ª Sonia Gimenez (PSB), que retirou a previsão de duas transposições sobre o Fundo de Vale do Córrego dos Tucanos, no prolongamento da rua dos Funcionários até chegar na rua Finlândia, e na ligação das ruas Maestro Andrea Nuzzi com João Weffort, atendendo solicitação de moradores da região.
A questão das transposições no fundo de vale foi amplamente debatida, com manifestações em audiências públicas e a apresentação de um abaixo-assinado pela Associação de Moradores do Vale dos Tucanos, que reuniu 1.010 assinaturas. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) manifestou apoio à exclusão das transposições, destacando que as alterações não impedem futuras avaliações técnicas para intervenções de baixo impacto. “A emenda modificativa impedirá que as transposições causem impactos ambientais, conservando a integralidade, a vegetação e oportunizando futuros projetos de preservação para melhor aproveitamento do local”, destacou a vereadora Prof.ª Sonia Gimenez.
Zoneamento Urbano
Também aprovado em primeiro turno, o PL nº 143/2023 revisa as normas de uso e ocupação do solo urbano, redefine parâmetros urbanísticos para zonas residenciais, comerciais, industriais e mistas, com o objetivo de estimular a diversidade de usos, criar centralidades de bairro e facilitar a implantação de empreendimentos. Para que as pessoas possam verificar qual é o zoneamento previsto para determinada localidade, o Ippul desenvolveu um mapa interativo.
O terceiro projeto complementar ao Plano Diretor aprovado em primeiro turno, durante a sessão extraordinária desta sexta, foi o PL nº 1/2024. A matéria estabelece as regras de parcelamento e os parâmetros urbanísticos de uso e ocupação do solo para a Área de Expansão Urbana de Desenvolvimento Sustentável (AEU-DS), que foi delimitada pela Lei de Divisão Territorial de Londrina e abrange as regiões do Limoeiro e da Usina Três Bocas.
Um dos objetivos é contribuir para a regularização de chácaras com área inferior a 20 mil metros quadrados (módulo rural), tamanho mínimo permitido na zona rural de Londrina, conforme legislação federal. A regularização permitirá que os moradores tenham acesso a serviços públicos como coleta de lixo, abastecimento de água, coleta de esgoto e oferta de energia elétrica.
Próximos Passos
Os três projetos de lei seguem para a segunda votação na Câmara, durante as sessões extraordinárias, com possibilidade de receberem novas emendas.
Na sessão desta sexta-feira, os vereadores discutiram outros dois projetos de leis complementares do Plano Diretor. O PL nº 230/2024, que trata da Preservação do Patrimônio Cultural de Londrina, foi aprovado em segundo turno com uma emenda da vereadora Mara Ribeiro (PMB) que inclui um representante da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) no Conselho Municipal do Patrimônio Cultural. O texto será enviado para elaboração da redação final. Já o projeto da Lei de Parcelamento do Solo Urbano (PL nº 140/2023) passou pela redação final e segue para sanção do Prefeito. Em segundo turno também foi aprovado o projeto de lei nº 160/2024, que estabelece a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025 (leia aqui).
Sessões extraordinárias
A Câmara prevê realizar ao menos outras quatro sessões extraordinárias até o fim do ano, para deliberar sobre 22 projetos de lei (PLs) protocolados pela Prefeitura de Londrina e outros cinco apresentados pela Mesa Executiva do Legislativo.
As próximas sessões extraordinárias estão marcadas para os dias 16 (segunda-feira), 17 (terça-feira), 18 (quarta-feira) e 20 (sexta-feira), sempre às 9 horas. Já no dia 19 (quinta-feira) será realizada sessão ordinária, às 14 horas. Todas serão realizadas na Sala de Sessões na sede provisória do Legislativo, na Rua Marselha, 183, no Jardim Piza, com transmissão pelos canais do Legislativo no YouTube e Facebook. No dia 17 não haverá sessão ordinária às 14 horas.
Veja como foram as votações:
- Lei Orçamentária Anual para 2025 (PL nº 160/2024) – Aprovado em segunda discussão, com as emendas XXX (leia aqui).
- Altera leis orçamentárias do Município com o objetivo de atualizar as Metas Fiscais previstas (PL nº 162/2024) – Aprovado em segunda discussão.
- Autoriza o Município a outorgar em concessão onerosa de uso área nas dependências do Parque Municipal Arthur Thomas (PL nº 155/2024) – Aprovado em primeira discussão.
- Autoriza concessão de escritura definitiva de imóveis transferidos a particulares para implantação de indústrias (PL nº 175/2024) – Aprovado em primeira discussão.
- Define os requisitos de parcelamento e os parâmetros de uso e ocupação do solo para a Área de Expansão Urbana de Desenvolvimento Sustentável - AEU-DS (PL nº 1/2024) – Aprovado em primeira discussão.
- Dispõe sobre o parcelamento do solo para fins urbanos no Município de Londrina (PL nº 140/2023) – Aprovada a redação final.
- Dispõe sobre a Preservação do Patrimônio Cultural do Município de Londrina (PL nº 230/2023) – Aprovado em segunda discussão.
- Atualiza a tabela usada pela Prefeitura para calcular o IPTU, com o objetivo de incluir informações sobre novos empreendimentos (164/2024) – Aprovado em segunda discussão.
- Dispõe sobre o Sistema Viário Básico do município de Londrina (PL nº 63/2023) – Aprovado em primeira discussão, com as emendas nº 1 e nº 2.
- Dispõe sobre Uso e Ocupação do Solo Urbano no Município de Londrina (PL nº 143/2023) – Aprovado em primeira discussão, na forma do substitutivo nº 1.
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA DIRCOM JORNALISMO Fone/WhatApp (43) 3374-1326 Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR