Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Câmara de Londrina aprova em primeiro turno projeto de privatização da Acesf

Pelo texto aprovado, algumas ações permanecem sob responsabilidade exclusiva da Acesf
13 dez 2024 às 12:07
Por: Assessoria de Imprensa

O plenário da Câmara Municipal de Londrina aprovou, na tarde desta quinta-feira (12), em primeiro turno, o projeto de lei (PL nº 23/2024) que atualiza as competências e a estrutura da Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina), para permitir à iniciativa privada realizar parte dos serviços atualmente feitos pelo órgão público. O transporte e a preparação de corpos segue como trabalho exclusivo da Acesf. O PL recebeu 18 votos favoráveis e um contrário, do vereador Santão (PL). Com o aval, o projeto segue para segunda votação durante as sessões extraordinárias agendadas a partir desta sexta-feira (13) (leia mais aqui).


De autoria do prefeito Marcelo Belinati (PP), o projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº 1 e revoga a lei municipal nº 2.837/1977, que regulamenta a autarquia. Em linhas gerais, o PL abre a possibilidade de que vários serviços hoje feitos diretamente pela Acesf possam ser prestados pela iniciativa privada sob regime de concessão ou permissão, entre eles a implantação e administração dos cemitérios públicos municipais e das capelas mortuárias localizadas em imóveis municipais.


Segundo o PL, também poderão ser prestados pela iniciativa privada a execução das inumações (sepultamentos), exumações e reinumações, nos cemitérios públicos municipais; a segurança e conservação dos bens públicos administrados pela Acesf nos cemitérios públicos municipais, entre outros serviços. Atualmente a segurança nos cemitérios públicos é responsabilidade da Guarda Municipal.


“Entendo que é um projeto muito bom pra cidade, que fala inclusive da permissão de uso e de concessão através de processo licitatório de alguns serviços relacionados à Acesf, que já constam na lei de 1977, e fala também de uma pauta que há muitos anos tem sido discutida, relacionada à questão da segurança nos cemitérios”, disse o vereador Eduardo Tominaga (PP), líder do Executivo na CML.


Pelo texto aprovado, permanecem sob responsabilidade exclusiva da Acesf ações como: gerenciar, arquivar e manter todos os registros de óbitos, contendo todas as informações referentes aos falecidos e/ou sepultados no Município de Londrina; remoção e transporte dos corpos dos falecidos, nas estradas de rodagem dentro do Município, salvo no caso em que o transporte deva ser feito pela autoridade policial; preparação dos corpos, entre outras atribuições. Igualmente caberá à Acesf analisar os processos de implantação e funcionamento de cemitérios e crematórios particulares, inclusive de animais. Pela versão inicial do PL, havia a possibilidade de delegação dos serviços funerários, o que foi retirado do texto aprovado em plenário.


A vereadora Professora Sonia Gimenez (PSB), que foi superintendente da Acesf entre 2013 e 2016, defendeu o projeto de lei e cobrou que haja mais investimentos na autarquia. “Precisamos de mais avanços para a Acesf, considerando que temos uma politica pública imprescindível, que tem que ser ampliada. Vejo o quanto precisamos, principalmente, da construção de um novo cemitério, um crematório e a ampliação do número de servidores”, afirmou.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Morador de Sertanópolis recebe laudo com resultado de 23 semanas de gravidez

Cidade
Imagem de destaque

MP emite recomendação para evitar obras em locais de preservação ambiental de Londrina

Cidade

Jovem em cadeira motorizada é atropelado por caminhonete no Centro de Londrina

Cidade

Mau tempo em Londrina causa cancelamento de voos no Aeroporto Governador José Richa

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Mulher morre após ser atropelada por ônibus do transporte coletivo no Jardim Imagawa

Cidade
Londrina e região

Após acidentes com patinetes em Londrina, placas de orientações serão instaladas

Cidade
Londrina e região

Febre em Londrina, patinetes elétricos se transformam em preocupação sobre a segurança

Cidade
Londrina e região

Homem reage durante abordagem da polícia e morre em confronto na PR-445, em Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Ex-diretor da Bola de Neve criou empresa para receber dízimo de fiéis e faturou R$ 500 mil

Podcasts

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP01 - Andrea Prado, Fagner Neto e Luciana Vinci 05-12-24

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.