O projeto de lei que proíbe a participação de crianças e adolescentes na parada LGBTQIA+ em Londrina, foi aprovado pela Câmara de Vereadores, em primeira discussão, nesta terça-feira (21).
Foram 12 votos favoráveis, nenhum contrário e uma abstenção. Três parlamentares se ausentaram da sessão e outras três vereadoras que estavam presentes, no momento da votação não estavam no plenário e não contabilizaram o voto.
O projeto de lei é de autoria da vereadora Jessicão, do PP, e prevê multa R$ 10 mil por hora, caso o evento tenha a presença de crianças e adolescentes. O auto de infração deve ser inscrito como dívida ativa do município.
Enquanto fazia uso da palavra, a autora do PL expôs fotos tiradas durante a parada LGBTQIA+ de Londrina, realizada em novembro do ano passado no CSU da Vila Portuguesa. Ela mostrou pessoas com pouca roupa e até em momentos de nudez, para justificar o projeto.
Para a vereadora Lenir de Assis, que se manifestou contra o projeto de lei, os pais devem ser responsáveis por seus filhos em uma festa com essa. Para ela, proibir a participação dos menores é tirar deles o acesso à cultura, já que a parada é uma tradição na cidade.
O projeto de lei deve ser votado em segnda discussão ainda nesta semana.