Cidade

Câmara faz apresentação de serviços oferecidos à mulheres vítimas de violência

02 ago 2023 às 20:52

Nesta quarta-feira (2) a Câmara Municipal de Londrina realizou uma apresentação no Centro de Convivência do Idoso, na zona norte da cidade, para levar à população local informações sobre os serviços públicos oferecidos às vítimas de violência doméstica e familiar.

 

Cerca de 70 mulheres participaram do evento, que foi uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher e da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. “O objetivo é trazer mais informação, mais conscientização às mulheres, referente a todo tipo de violência. O que a gente quer é que minimize essa condição de violência contra todas elas”, afirmou a procuradora especial da mulher, Sonia Gimenes.

 

A reunião teve a participação dos Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres e da Promoção da Igualdade Racial, e também da Secretaria da Mulher que apresentaram a rede de apoio oferecida pelo município.

 

“Nós queremos levar as informações para as mulheres que muitas vezes não conseguem chegar até os serviços. O primeiro passo para que elas conheçam nossos serviços é a informação [...] para enfrentar a violência doméstica, familiar e sexual contra a mulher”, explicou Liange Fernandes, secretária da mulher.

 

As reuniões também serão levadas para outras regiões da cidade e para as escolas. O objetivo é transformar as mulheres em multiplicadoras desse tipo de informação.

 

Marli Mendes foi vítima de tentativa de feminicídio em 2008. Até hoje, ela convive com o trauma e foi convidada para compartilhar sua história. “Eu sempre tive vontade de entrar em um grupo que apoiasse as mulheres, para que elas não passassem pelo o que eu passei. Quando eu fui vítima, não tive o apoio que hoje as mulheres tem”, contou.