Cidade

Câmara paraguaia destitui prefeito de Ciudad Del Este após relatório apontar supostos desvios

20 ago 2025 às 12:30

A Câmara dos Deputados do Paraguai aprovou nesta quarta-feira (20) a destituição do prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, após a análise de um relatório que apontou supostas irregularidades na administração municipal. A votação registrou 47 votos favoráveis ao afastamento, 30 contrários e três abstenções. A base governista do Partido Colorado garantiu a maioria necessária, enquanto a oposição tentou, sem sucesso, adiar a decisão.


O relatório, elaborado por um interventor, apontou supostos desvios de 29 bilhões de guaranis, cerca de 20 milhões de reais. Com a saída de Prieto, caberá à Junta Municipal nomear um gestor interino até a convocação de novas eleições, que devem ocorrer em até 90 dias. O ex-prefeito afirmou que deixa a prefeitura “de cabeça erguida” e que pretende disputar novamente o cargo.


Ciudad del Este, localizada na fronteira com Foz do Iguaçu, é considerada estratégica na Tríplice Fronteira. Apesar da tensão política, o comércio local não deve ser afetado, acompanhando a cotação do dólar.