A Secretaria Municipal de Educação e Cultura divulgou os primeiros detalhes do ano letivo de 2026 em Cambé. As aulas têm início no dia 5 de fevereiro. Um dia antes, no dia 4 de fevereiro, pais, responsáveis e alunos devem ir até a escola na qual a criança está matriculada para uma reunião inaugural do ano letivo, conhecendo professora e sala, e recebendo os kits com novos uniformes e materiais escolares gratuitos.
A Prefeitura irá distribuir kits com camiseta manga curta, branca ou verde – a grande novidade do ano, bermuda masculina, bermuda ciclista feminina, shorts saia para a educação infantil, calça e jaqueta. A Secretaria explica que está em transição da cor do uniforme, ainda com estoque da camiseta branca. Com isso, alguns alunos receberão os itens nessa cor, junto com o verde ou só no verde.
Os kits com material estão ainda mais completos, separados com itens específicos para cada idade e nível escolar. As unidades ficam com o material de uso coletivo nas próprias salas de aula, e entregam para os pais o material que também é de uso domiciliar, para tarefas e atividades. Para retirar os kits, os pais devem comparecer nas unidades no dia 4 de fevereiro para assinar o termo de responsabilidade.
Serão distribuídos materiais como cadernos, lápis, borrachas, apontadores, tesouras, colas, lápis de cor, canetinhas, tintas guache, massas de modelar, massas de modelar EVA, pastas com elásticos, blocos adesivos, saquinhos para armazenar, transferidor, papéis de vários tipos e cores, material dourado, palitos, slime e alfabeto móvel em EVA.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Estela Camata, explica que esse é um trabalho que se inicia ainda no início do ano anterior, com licitação para compra dos uniformes e material escolar, e definição do que pode melhorar para o ano seguinte. “Por isso, Cambé tem sido referência na qualidade do material escolar, na quantidade do que é entregue para cada criança. E para os pais, é uma tranquilidade muito grande. Sabemos que todo início de ano temos compromissos financeiros para serem sanados. E as famílias, ao saber que terão o uniforme completo, tanto de verão quanto de inverno, e o material escolar, gratuitos, ficam muito mais tranquilos”, disse.
O início do ano letivo marca ainda mais um período de formação continuada dos professores. “Estamos ainda buscando melhorar nossas unidades, com mais qualidade de ensino; agora no final de janeiro tem formação continuada para os professores. Enfim, é uma série de melhorias que reforça a rede, e valoriza nossos profissionais para estarem bem preparados para o ensino em sala de aula”, acrescentou a secretária.