Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Cambé promove mutirões de atualização de cadastro para beneficiários do BPC

A ação é voltada para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que, caso não atualizem seu cadastro, podem ter o benefício bloqueado
23 out 2024 às 21:34
Por: Assessoria de Imprensa
- Foto: Acecambé

A Prefeitura de Cambé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, vai promover mais dois mutirões para atualização ou inscrição e regularização no Cadastro Único neste sábado (26). A ação é voltada para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que, caso não atualizem seu cadastro, podem ter o benefício bloqueado. 


Os mutirões acontecem em dois dos CRAS com mais cadastros desatualizados: no CRAS Novo Bandeirantes, que fica na Rua Gabriel de Lara, 677; e no CRAS do Santo Amaro, localizado na Rua Dom Pedro I, 359. Os beneficiários podem procurar os locais das 8h30 às 16h30.


Para realizar a ação são obrigatórios documento com foto do responsável pela unidade familiar e comprovante ou declaração de residência, junto com os documentos de identificação de todos os componentes familiares. Para quem deseja consultar o cadastro e verificar sua situação, é só acessar o aplicativo Meu INSS, ligar no Disque 135 ou ir até o CRAS mais próximo da sua residência.

Outras notícias

Batida frontal na BR-277 deixa um morto e uma criança ferida em Céu Azul

Funcionários e pacientes reclamam de presença de andarilhos em Centro Odontológico

IPTU 2025 vai aumentar em Londrina; distribuição dos carnês começa em janeiro


Benefício de Prestação Continuada em Cambé


O BPC é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário mínimo. Além da renda de acordo com o requisito estabelecido, as pessoas com deficiência também passam por avaliação médica e social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, o beneficiário, assim como sua família, precisa estar inscrito no CadÚnico e fazer a atualização cadastral regularmente.


Lucilene Diorio, secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, explicou que quem não está inscrito, ou não fez atualização cadastral nos últimos quatro anos, começou a ser notificado a comparecer ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) para regularizar a situação. Os beneficiários serão notificados pelo extrato bancário. Depois disso, terão de 45 até 90 dias para regularizarem os cadastros. Caso não façam, terão o crédito do benefício bloqueado no mês seguinte. Mesmo com o bloqueio, ainda terão direito a ir aos CRAS e regularizar a situação.


Hoje, o BPC alcança 2.665 pessoas em Cambé, sendo 1.213 pessoas com deficiência e 1.452 idosos. No entanto, foi identificado que 1.047 deles estavam com o Cadastro Único desatualizado e, com isso, desde março, se iniciou uma força tarefa em Cambé. A secretaria de Assistência Social vem promovendo mutirões aos sábados para inclusão e atualização de CadÚnico de famílias que constam com cadastro vencido ou com vencimento até dezembro de 2024; destacou agenda prioritária para pessoas com deficiência e idosos atualizarem seus cadastros durante a semana; além de busca ativa, visitas domiciliares, convocação de familiares e parceria com outros órgãos para acessar essas pessoas.


Desse total, 526 (50,24%) dos Cadastros foram atualizados, 97 pessoas mudaram ou não foram encontradas no último endereço registrado e 13 delas faleceram. A Secretaria ainda identificou que 411 (39,26%) pessoas precisam atualizar as informações para não perder o benefício. 155 delas estão cadastradas no CRAS do Novo Bandeirantes, 80 no Tarobá, 78 no Santo Amaro, 55 no Ana Rosa, 29 no São Francisco e 14 no Campos Verdes.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Prazo para pedido de isenção do IPTU em Cambé se encerra na próxima semana

Cidade
Imagem de destaque

Carro suspeito de envolvimento em homicídio em Toledo é encontrado incendiado

Cidade

Câmera flagrou: ônibus bate em moto que atropela ciclista na zona oeste de Londrina

Cidade

Dois suspeitos são presos e um morre em operação que investiga atentado contra PM

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Últimas quatro pistolas desaparecidas são encontradas pelo Exército em Santo Antônio do Sudoeste

Cidade
Londrina e região

Celular de policial militar é encontrado em local onde ocorreu assalto misterioso

Cidade
Londrina e região

Onde está Rômulo? Sumiço de comerciante de Londrina completa duas semanas

Paraná
Paraná

Idosa de 72 anos é morta pelo marido de 77 anos em Guamiranga, nos Campos Gerais

Cidade
Cascavel e região

Mulher de 61 anos é espancada até a morte na Vila Pioneiro em Toledo

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.