Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Cambé promove mutirões de atualização de cadastro para beneficiários do BPC

A ação é voltada para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que, caso não atualizem seu cadastro, podem ter o benefício bloqueado
23 out 2024 às 21:34
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Acecambé

A Prefeitura de Cambé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, vai promover mais dois mutirões para atualização ou inscrição e regularização no Cadastro Único neste sábado (26). A ação é voltada para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que, caso não atualizem seu cadastro, podem ter o benefício bloqueado. 


Os mutirões acontecem em dois dos CRAS com mais cadastros desatualizados: no CRAS Novo Bandeirantes, que fica na Rua Gabriel de Lara, 677; e no CRAS do Santo Amaro, localizado na Rua Dom Pedro I, 359. Os beneficiários podem procurar os locais das 8h30 às 16h30.


Para realizar a ação são obrigatórios documento com foto do responsável pela unidade familiar e comprovante ou declaração de residência, junto com os documentos de identificação de todos os componentes familiares. Para quem deseja consultar o cadastro e verificar sua situação, é só acessar o aplicativo Meu INSS, ligar no Disque 135 ou ir até o CRAS mais próximo da sua residência.

Outras notícias

Homem é socorrido com corte na cabeça após tentativa de roubo no Centro de Londrina

Câmera de segurança flagra acidente entre carro e moto na região central de Cascavel

Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido na região central de Cascavel


Benefício de Prestação Continuada em Cambé


O BPC é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário mínimo. Além da renda de acordo com o requisito estabelecido, as pessoas com deficiência também passam por avaliação médica e social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, o beneficiário, assim como sua família, precisa estar inscrito no CadÚnico e fazer a atualização cadastral regularmente.


Lucilene Diorio, secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, explicou que quem não está inscrito, ou não fez atualização cadastral nos últimos quatro anos, começou a ser notificado a comparecer ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) para regularizar a situação. Os beneficiários serão notificados pelo extrato bancário. Depois disso, terão de 45 até 90 dias para regularizarem os cadastros. Caso não façam, terão o crédito do benefício bloqueado no mês seguinte. Mesmo com o bloqueio, ainda terão direito a ir aos CRAS e regularizar a situação.


Hoje, o BPC alcança 2.665 pessoas em Cambé, sendo 1.213 pessoas com deficiência e 1.452 idosos. No entanto, foi identificado que 1.047 deles estavam com o Cadastro Único desatualizado e, com isso, desde março, se iniciou uma força tarefa em Cambé. A secretaria de Assistência Social vem promovendo mutirões aos sábados para inclusão e atualização de CadÚnico de famílias que constam com cadastro vencido ou com vencimento até dezembro de 2024; destacou agenda prioritária para pessoas com deficiência e idosos atualizarem seus cadastros durante a semana; além de busca ativa, visitas domiciliares, convocação de familiares e parceria com outros órgãos para acessar essas pessoas.


Desse total, 526 (50,24%) dos Cadastros foram atualizados, 97 pessoas mudaram ou não foram encontradas no último endereço registrado e 13 delas faleceram. A Secretaria ainda identificou que 411 (39,26%) pessoas precisam atualizar as informações para não perder o benefício. 155 delas estão cadastradas no CRAS do Novo Bandeirantes, 80 no Tarobá, 78 no Santo Amaro, 55 no Ana Rosa, 29 no São Francisco e 14 no Campos Verdes.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Engavetamento deixa trânsito lento na BR-277 entre os bairros XIV de Novembro e Guarujá

Cidade
Imagem de destaque

Duas mulheres ficam feridas após capotamento no bairro Esmeralda

Cidade

Pai e filho são detidos após perseguição e capotamento na BR-277

Cidade

Motociclista fica ferido em colisão entre duas motos no Jardim São Paulo em Foz do Iguaçu

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Familiares de suspeito são detidos por desacato após prisão de motorista envolvido em perseguição

Cidade
Londrina e região

FAB realiza testes em aeronave para inauguração do ILS no Aeroporto de Londrina

Cidade
Londrina e região

Demissão de professoras em CEI de Londrina causa comoção e protesto de pais

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 29 anos é entubado após grave acidente na BR-369, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Cachorro morre enforcado com corrente em muro de casa na zona norte de Londrina

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 40 | Superação e Aprendizado | Daniel Cardoso

Podcast Falando de Gestão | EP 38 | Sucessão Familiar | Sérgio Neme

Podcast Pod Tah | EP 36 | Diversidade e Orgulho | Dalton Albertin e Guilherme Pinho

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.