Uma denúncia recebida pelo Jornal Tarobá FM, levantou questionamentos sobre a operação da coleta de lixo em Londrina. A denúncia indicava que caminhões da empresa responsável pelo serviço estariam parados em seu pátio, potencialmente resultando em menos veículos em circulação para o recolhimento de resíduos na cidade.
Na tarde desta sexta-feira
(13), quatro caminhões foram observados estacionados no pátio da Sistemma Assessoria
e Construções Ltda., localizada às margens da BR-369, no Parque Waldemar Hauer.
O contrato com a Sistemma, que
assumiu o serviço de coleta de lixo em março de 2022, prevê a operação diária
de 17 caminhões para a coleta de resíduos. Contudo, um representante do
SIEMACO, sindicato dos trabalhadores da limpeza urbana, informou que nesta
quarta-feira (11), seis caminhões não teriam operado, e nesta
quinta-feira (12), apenas 13 veículos estariam nas ruas.
Em resposta, um supervisor da
Sistemma esclareceu que dos quatro caminhões parados, três fazem parte da frota
reserva da empresa e um estava em manutenção devido a uma avaria.
A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) foi procurada para verificar a denúncia. Em nota, a repartição pública informou que não houve atrasos no cronograma da coleta de resíduos nos últimos dias e que 17 caminhões estão em operação na cidade.
A companhia ressaltou que, na quarta-feira pela manhã, a coleta ocorreu excepcionalmente com 16 veículos, mas normalizou para os 17 no período da tarde. Para a quinta-feira, a CMTU afirmou que os 17 caminhões estavam em atividade, sem atrasos que comprometessem o serviço.