Cidade

Campanha da Fraternidade 2026 destaca direito à moradia digna

19 fev 2026 às 12:11

Sonho, dignidade e solidariedade. Em um país onde milhões de famílias ainda não têm moradia adequada, a casa própria deixa de ser apenas um desejo e passa a ser uma questão social. Com esse foco, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançou a Campanha da Fraternidade 2026, com o tema “Fraternidade e Moradia”.


A venezuelana Marfris vive no Brasil há seis anos, quatro deles em Cascavel, e tem um objetivo claro: conquistar a casa própria.


Dados da Agência Brasil indicam que mais de seis milhões de famílias no país não possuem moradia adequada e cerca de 330 mil pessoas vivem em situação de rua.


No município, a Cohavel informa que aproximadamente 700 unidades habitacionais foram entregues em 2025. Mesmo assim, o déficit habitacional ainda gira em torno de 15 mil famílias à espera de moradia. Segundo o presidente da companhia, cerca de 300 novas unidades, entre casas e apartamentos, devem ser entregues ainda no primeiro semestre, incluindo programas voltados ao público mais vulnerável, como condomínios para idosos.


A campanha também propõe reflexão durante a Quaresma e incentiva ações concretas. No Domingo de Ramos acontece a Coleta Nacional de Solidariedade, quando parte dos recursos arrecadados é destinada a projetos sociais voltados à população em situação de vulnerabilidade.