Cidade

Campanha da Transitar visa combater a importunação sexual em ônibus e terminais

05 mar 2025 às 17:42

Infelizmente, relatos de casos de importunação sexual são comuns nos terminais e ônibus de todo o Brasil, e em Cascavel isso não é diferente. Rosimere, que utiliza o transporte público todos os dias, conta que já ouviu diversas mulheres compartilhando casos de assédio ou importunação nos ônibus. Casos de pessoas se encostando ou até mesmo mostrando as partes íntimas configuram crimes de importunação ou até assédio sexual.


Alguém de fora da situação pode até argumentar que é fácil se afastar ou pedir ajuda, mas a situação muitas vezes deixa as vítimas em estado de choque e angústia, além do medo e da vergonha do julgamento.


Essa campanha visa conscientizar a população sobre esse tipo de situação, além de incentivar as denúncias para identificar os responsáveis por esses crimes. A ação acontecerá durante todo o mês de março e pretende colher frutos ao longo de todo o ano.


Segundo Luciane Moura, coordenadora de Educação no Trânsito da Transitar de Cascavel, a campanha não deve se restringir ao terminal, mas se estender para universidades e outros órgãos públicos, com o objetivo de incentivar as denúncias. Luciane também destacou que as equipes da Transitar e outros colaboradores estão preparados para ouvir as vítimas e acolher as denúncias.