Cidade

Campos de futebol de áreas públicas recebem iluminação em LED

17 fev 2023 às 13:25

A prefeitura começou a implantar iluminação especial em LED em campos de futebol de áreas públicas que não tinham qualquer tipo de luz. O serviço também será estendido, em breve, para determinadas quadras esportivas. O trabalho faz parte de um programa de melhorias previsto em um contrato firmado pela Administração com a Londrina Iluminação e começou com a entrega oficial, na última sexta-feira (10), da iluminação do campo do Patrimônio Heimtal (região norte), localizado na Rua Domingos Cantagalli.


Com 14 metros de altura, a implantação de superpostes no entorno dos campos tem um duplo benefício: possibilita a realização de jogos noturnos e de outras atividades esportivas e de lazer da comunidade local, e melhora a luminosidade da área em geral, contribuindo para a segurança das pessoas: “A luz ajuda a inibir a criminalidade e a evitar a presença de desocupados. Ao mesmo tempo, pode atrair mais pessoas de bem, inclusive famílias, para usufruir do novo espaço. O prefeito Marcelo Belinati inclusive nos orientou a atender todas as regiões da cidade, indistintamente”, destacou o presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi.


Além do campo de futebol do Heimtal, que recebeu seis postes com cinco projetores de luz em cada um, a Prefeitura e a Londrina Iluminação também entregaram as melhorias do campo do Jardim União da Vitória, na região sul, na Rua Elson Pedro dos Santos, e nesta semana o da Vila Izabel, na região leste, na Rua Orlando Silva. No campo do União foram colocados quatro postes com quatro projetores cada; e no da Vila Izabel, quatro postes com cinco projetores.


A identificação e definição dos outros campos da cidade que precisam receber as benfeitorias da iluminação passam por estudos e a execução dos serviços nestas localidades será feita de acordo com critérios técnicos. Os próximos campos a receberem iluminação, contudo, já estão definidos: o do Conjunto Vivi Xavier, na região norte (Rua Nélson Rodrigues), e o do Jardim São Marcos, na região sul (Rua Rainha da Felicidade). Também está previsto o campo do Jardim Tokio, na região oeste (Rua Rudolph Diesel).


O presidente Claudio Tedeschi explicou que o projeto de implantação de iluminação destes campos é uma ação paralela da Prefeitura e da companhia de iluminação londrinense e não prejudica nem compromete o programa de modernização da iluminação pública da cidade, já em andamento, com a troca das antigas luminárias pelo LED. “Podemos dar conta dos dois serviços sem problemas”, salientou.


Iluminação decorativa no bosque – Outro serviço paralelo que a Londrina Iluminação está fazendo, mas que ainda se encontra na fase de testes, é a implantação de projetores especiais, modelo RGBW, que possibilita combinações de cores, em uma área do Bosque Marechal Cândido Rondon, centro da cidade.


Quando ficarem prontos e operacionais, o que deve acontecer até o final do mês, os 26 projetores modernos, com controlador DMX e transmissores sem fio (via wi-fi), farão parte do conjunto de iluminação decorativa da cidade, junto com o Viaduto Édson de Jesus Deliberador, na Avenida Dez de Dezembro (que no momento passa por manutenção, por causa do recente furto de cabos), o Monumento “O Passageiro”, Concha Acústica, a fachada da Biblioteca Municipal, Monumento Bíblico, a barragem do Igapó, Praça da Garça e a cascata do Igapó, na ponte da Avenida Higienópolis.


“A instalação desses projetores faz parte do projeto de revitalização do bosque, elaborado pelo  Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), com base em pesquisa pública, em que a iluminação foi um item muito citado. Desde o começo da revitalização do bosque, em 2021, tinha-se a ideia de iluminar também com cores, pelo menos uma parte dele. Agora está dando certo”, destaca o presidente da Londrina Iluminação,Tedeschi.