Cidade

Canal de denúncias 181 é anônimo, seguro e auxilia na resolução de crimes

06 mar 2024 às 12:56

Drogas, armas e prisões. O programa da secretaria da Segurança Pública do Paraná, foi desenvolvido como instrumento de combate à criminalidade. O foco do canal de denúncias é receber e repassar informações para as autoridades policiais. Todos os dias, os agentes recebem dados que por vezes resulta na prisão de criminosos e na apreensão de ilícitos, além de auxiliar na busca de foragidos da justiça e de pessoas desaparecidas.


Inicialmente o canal de denúncias anônimas criado em 2003, focava no atendimento contra o trafico de drogas. Ao longo do tempo houve a necessidade de aumentar a abrangência. Por isso em 2016, o canal passou a receber e repassar outras denúncias. Algumas delas com grandes resultados.


No ano 2023, foram mais de 45 mil denúncias anônimas, A média diária de informações foi de 127 denúncias. Já neste ano o número dobrou. 


Apesar do canal receber diversas denúncias. O tráfico de drogas ainda lidera o ranking de queixas. Para estimular às delações, o governo estuda um projeto de recompensa mediante denúncias que tragam resultados. 


Em janiero deste ano, foi por meio de uma dessas denúncias, que uma operação prendeu um grupo criminosos que agiu em um caso de assalto, na cidade de Diamante do Oeste. Na época, quatro homens foram presos por suspeita de envolvimento no assalto a uma agência bancária. As prisões foram na região de Missal e Ramilândia. 


O anonimato é garantido, e o contato com o programa pode ser feito de duas formas, pelo site www.181.pr.gov.br, ou discando no telefone o 181.