Cidade

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

23 nov 2023 às 21:37

Uma grande roda em que as mulheres exercem o protagonismo tocando e cantando samba se formará no sábado (25), a partir das 16h, na sede do Movimento de Artistas de Rua de Londrina (Rua Duque de Caxias, 3.241). O sexto encontro anual de mulheres na roda de samba será realizado simultaneamente em 23 cidades do Brasil e de outras partes do mundo, com transmissão ao vivo pelas páginas do movimento de cada localidade nas redes sociais. Londrina participa desde a primeira edição do evento, promovida em 2018, com a participação de cerca de 30 mulheres instrumentistas, cantoras e produtoras culturais.


Os ingressos podem ser adquiridos no local ou antecipadamente, por R$ 10, através da chave Pix mulheresnarodalondrina@gmail.com. Além das atividades presenciais, o evento também terá transmissão simultânea on-line no perfil de Instagram bambasnosamba.


A cada ano, uma mestra sambista é homenageada, e 2023 foi escolhido como o “Ano Teresa Cristina”. Todas as rodas cantarão três canções escolhidas pela artista, que participa presencialmente do encontro no Rio de Janeiro. Suas composições “Candeeiro”, “Cantar” e “Cafofo da Surica” abrem a roda, seguidas de outras canções de sua autoria, ou interpretadas ao longo de mais de duas décadas de carreira. Na instrumentação, a roda conta com violão, cavaco, bandolim, flauta, violino e os tradicionais instrumentos de percussão – pandeiro, tamborim, ganzá, agogô, surdo e tantã.


O evento tem apoio do Encontro de Contadores de Histórias de Londrina (ECOH), Vila Cultural AlmA Brasil e Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL). E a Vila Cultural Canto do MARL conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).