Cidade

Capacidade da armazenagem dos grãos não acompanhou crescimento da produção

24 jun 2024 às 12:16

A produção de grãos na nossa região é exemplo para o Brasil e o mundo. A cada ano, o resultado das safras só aumenta, mas se por um lado isso é ótimo, existe uma outra parte que acaba refletindo negativamente: o armazenamento. É que a capacidade para guardar tudo isso, não acompanhou todo esse crescimento.


Uma fila quilométrica. São caminhões carregados de milho aguardando espaço para armazenagem. A cena se repete em diversos entrepostos de cooperativas na região oeste do Paraná. Encontramos Seo Frigo parado num distrito de Cascavel. Mais de 20 horas de espera.


Na região, a colheita do milho safrinha está a todo vapor. A estimativa é uma produção superior a 2,5 milhões de toneladas. Trinta por cento a mais do que a safra anterior.


Em algumas regiões, como em Cascavel, a produção tem superado expectativas o que gerou ainda mais filas nas unidades de armazenamento.


Com tecnologia e avanço no manejo das culturas, a produtividade de milho e soja vem superando expectativas a cada safra no oeste do Paraná. Mas, a capacidade de armazenagem dos grãos não acompanhou este crescimento. E hoje é um dos principais gargalos logísticos do agronegócio.


De olho neste gargalo, a Coopavel é uma das cooperativas que tem investido em armazenagem. Cinco unidades estão sendo do ampliadas.