Cidade

Carroceiros fazem protesto contra apreensão de animais em Londrina

22 ago 2023 às 13:39

Carroceiros fizeram, nesta terça-feira (22), um protesto contra a apreensão de animais em Londrina. No início da tarde, um grupo se reuniu em frente à prefeitura para falar com o prefeito Marcelo Belinati sobre apreensões e vendas de cavalos na cidade.


Gil de Oliveira, conhecido como Gil Carroceiro, conta que o motivo da manifestação é "a admiração da gente pelo cavalo que eles prenderam, do Sr. Hélio, e pelos cavalos que estão sendo apreendidos e sendo levados para Tamarana e vendidos".


Ele explica, também, "que o Sr. Hélio é cadastrado e pela lei, e pelo trato, que nós fizemos com o prefeito junto com esse vereador Deivid Wisley, não podia prender o cavalo. E o próprio Deivid Wisley deu voz de apreensão para o Sr. Hélio. Ele não pode fazer isso, ele é vereador, não é polícia. Ele tem que trabalhar para fiscalizar o prefeito e montar projeto, não prender cavalo; ele não tem esse direito. Tá certo que ele é protetor dos animais e tudo, a gente tira o chapéu pro trabalho que ele faz, mas agora ele 'tá' prendendo cavalo da gente, que 'tá' em perfeitas condições de trabalho".


Gil ainda reclama da falta de soluções apresentadas a partir de um projeto de lei que pretende proibir o uso de cavalos pelos carroceiros.


Perguntado sobre a apreensão, Sr. Hélio conta que "estava andando na rua, eles me cercaram e me pediram os documentos. Eu mostrei e ele queria a placa. Aí eu mostrei e ele achou que o focinho do cavalo estava machucado. E por causa disso ele prendeu. Alegou que seria maus-tratos".


Sr. Hélio confronta a apreensão mostrando a autorização de trabalho emitida pela Companhia de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU).


Deivid Wisley, em entrevista à nossa equipe de reportagens, ressaltou que "o que está sendo feito, está sendo feito tudo dentro da lei. Não é o vereador que está prendendo, é a Guarda Municipal ou a Sema. Que fique claro, isso. Na última apreensão, o carroceiro não tinha o registro na carroça (...) então não tem que se discutir."


Sobre o projeto de lei, o vereador diz que "o projeto vem para erradicar, de vez, a carroça. Até mesmo para os que ainda tem o cadastro. Ele está tramitando agora e, sendo aprovado, futuramente sancionado pelo prefeito, o uso da carroça será cessado no município de Londrina".