Cidade

Casal de Londrina viaja de carro pela América do Sul e pretende chegar ao Alasca

18 mar 2024 às 18:31

Viajar e conhecer novos lugares é o sonho de muitas pessoas. Mas, vender tudo e sair pelo mundo sem data para voltar, é coragem para poucos, uma lista onde dois londrinenses aparecem. A Tamiris Mattiazzo desde pequena sonhava em desbravar novas culturas. O Francis James, compartilhando do mesmo desejo, topou a aventura em casal. Na companhia da chihuahua Charlotte, os dois planejam chegar ao Alasca.

 

Em janeiro de 2023 o casal viajou de carro de Londrina, no Paraná, até Porto Seguro, Bahia. Nessa viagem a sementinha de conhecer o mundo foi adubada. “Começamos a nos planejar. Pesquisamos roteiro dos lugares que gostaríamos de conhecer, fomos fazendo uma lista e a lista só aumentava, até que pensamos: por que não conhecer tudo?”, disse Tamiris, em entrevista ao Tarobá News.

 

Tamiris trabalhava home office com gerenciamento de redes sociais para empresas. Já Francis, pediu demissão do mercado financeiro e decidiu trabalhar com edição de vídeos e designer. Assim, ambos continuariam fazendo renda, porém sem a necessidade de estar em um único lugar. “Nós continuamos atendendo nossos clientes normalmente, só que agora, na estrada. Para isso precisaríamos de internet, então investimos na Starlink, que funciona em qualquer lugar do mundo, onde a gente estiver”, explicou Francis.


Para ter uma reserva financeira, tudo o que o casal havia construído em 12 anos de relacionamento, foi vendido. Ficando apenas o Palio 1.0, o novo lar de Tamiris, Francis e Charlotte.

 

Um carro, uma chihuahua e um sonho

 

No final de fevereiro de 2024 o casal de londrinenses se despediu da cidade, da família e amigos, com uma lista de destinos dividida em três etapas. “Vamos até o Ushuaia, na Patagônia Argentina, conhecida como Cidade do Fim do Mundo, no extremo sul do planeta. Depois voltamos para o Brasil, onde queremos conhecer do Oiapoque ao Chuí e na sequência seguimos para o ⁠Alasca”, contou Tamiris.


O carro foi adaptado com lugar seguro para Charlotte viajar, uma pequena geladeira, espaço para a antena e tomadas, além de duas baterias automotivas extras.

 

Como a estratégia de gastos é precisa, eles não pagam hospedagem. A parte de cima do veículo também foi adaptada para uma barraca de teto. “Apelidamos nosso carro, carinhosamente de Tartaruga, pois com a barraca de teto parece que ele carrega a casa nas costas, assim como a tartaruga. Também porque ele anda devagar, mas vai longe”, brinca Tamiris.

 

No dia em que conversou com o Tarobá News, o casal estava na região noroeste da Argentina, quase na fronteira com a Bolívia. Segundo eles, a ideia é chegar ao Ushuaia em um mês.


A caminho do Alasca

 

Para quem se inspirou na história de Tamiris e Francis, ou quer acompanhar essa aventura em tempo real e sem data para terminar, o casal publica tudo em suas redes sociais “A Caminho do Alasca”.

 

E o que motiva os dois a ir tão longe é o mais puro sentido do mantra criado por eles: “o mundo é lindo e a gente quer ver”.