O casal de londrinenses Tamiris Mattiazzo e Francis James, que pretende chegar ao Alasca de carro, finalizou a primeira etapa da viagem. Após 73 dias e quase 8 mil quilômetros, os dois, que viajam acompanhados da chihuahua Charlotte, chegaram ao Ushuaia, conhecida como a “Cidade do Fim do Mundo”. Localizada no extremo sul da Argentina.
No final de fevereiro de 2024 o casal se despediu de Londrina, da família e amigos, com uma lista de destinos dividida em três etapas. A Patagônia Argentina era o primeiro alvo.
Nas redes sociais, Tamiris e Francis compartilham a experiência de viver novas culturas e a rotina de viagem com o Palio 1.0, que se tornou o novo lar do casal e da cachorrinha, que é o xodó dos dois.
A dupla conta que as paisagens de tirar o fôlego, durante todo o percurso até o Fim do Mundo, só deram mais certeza de que “o mundo é lindo e eles querem ver”, disseram.
Como um presente do destino, ao chegar ao Ushuaia os viajantes foram surpreendidos com um raro fenômeno de aurora austral. Uma tempestade solar "severa", considerada a maior dos últimos 35 anos, provocou auroras boreais incomuns no Hemisfério Norte e raras auroras austrais no Hemisfério Sul. “Na hora nem caiu a nossa ficha da grandiosidade daquilo. A gente tinha acabado de chegar na cidade. Chegamos em um dia e no outro aconteceu. Foi muito incrível”, celebrou Tamiris.
Para o casal, o frio intenso que faz no extremo sul do mundo, tem sido motivo de diversão. A neve, novidade para quem vivia em terras tropicais, foi recebida com alegria e brincadeiras. “São sons e sensações indescritíveis. Ainda estamos tentando fingir costume”, publicaram.
O retorno para Brasil já tem previsão. Até o início de outubro eles pretendem chegar em Londrina. Mas a partir daí, começa a segunda etapa da viagem. O casal segue do Oiapoque ao Chuí, os dois pontos mais extremos do Brasil. Concluindo o trecho, Tamiris, Francis, James, Charlottee e o fiel Palio 1.0 partirão para o destino final e ainda mais desafiador, o Alasca.