No último domingo, dia 14 de novembro, Cascavel completou 70 anos de emancipação, e para celebrar essa data, o Grupo Tarobá de Comunicação produziu uma série de reportagens especiais contando parte da história do munícipio.
Serão seis episódios, que contarão desde a fundação, emancipação e desenvolvimento da hoje conhecida como a Capital do Oeste. A série de reportagem conta com a participação de diversos representantes históricos da cidade.
A história e formação de Cascavel, começou há mais de 100 anos, quando por aqui a floresta fechada ainda era uma realidade. O nome da hoje cidade, surgiu de forma despretensiosa no bairro Cascavel Velho, onde o povoado de fato começou . Há versões da história em que a cidade aparece com outros nomes, mas oficialmente há registros do povoado já nos anos 30.
Apesar de ter iniciado na Região Sul, a cidade se desenvolveu a partir do marco zero, na Região Central, após a migração do povoado. O desenvolvimento de Cascavel ganhou força nas décadas de 30 e 40, quando a economia que antes era baseada na extração de erva mate., passou a ter foco na extração de madeira.
O local em que muitas famílias que vinham atraídas pela exploração de madeira era onde hoje é a Avenida Brasil, que naquela época era uma pista de pouso.
A praça construída em homenagem aos migrantes que vindos dos mais variados locais escolhem Cascavel como lar, conta como o encontro de povos e culturas, fundamentais para a formação da cidade.
Confira a reportagem completa de Cláudia Neis, que foi exibida no Jornal Tarobá 1ª Edição.