Cascavel... Terra abençoada... Casa de quase 350 mil habitantes. A cidade completa 72 anos de emancipação política, mas o início da história começa bem antes, com o povos nativos e a chegada dos espanhóis.
Ao longo do tempo surgiram outros personagens... Os posseiros, os grilheiros, as colonizadoras. E no processo, muitas famílias se encorajaram a desbravar a terra desconhecida e cheia de riquezas. Muitos nasceram aqui, outros escolheram Cascavel para viver.
É o caso da família do Seo Basílio. Os avós vieram da Ucrânia para o Brasil... E ele, veio com os pais, de Santa Catarina para Cascavel. Na foto, a lembrança das viagens de carroça.
A recordação agora faz parte do memorial ucraniano, que ganhou espaço no museu da cidade. A comunidade ucraniana teve papel marcante na história de cascavel. E as tradições são preservadas em vários aspectos culturais, a exemplo da gastronomia.
A capital do oeste já foi território de Foz do Iguaçu. Já se chamou aparecida dos portos, e também ficou bastante conhecida pela "encruzilhada", fazendo referência à localização estratégica. e até hoje esse é um aspecto que atrae o desenvolvimento.
Cascavel, quem te viu, e que quem te vê!