Cascavel está na reta final da terceira prorrogação do contrato de limpeza urbana, que inclui serviços como coleta, destinação e disposição final do lixo. Segundo a Prefeitura de Cascavel, a nova licitação enfrentou diversos entraves — inclusive do Tribunal de Contas do Paraná — o que motivou as prorrogações do contrato vigente.
Uma publicação no Diário Oficial anunciou uma dispensa eletrônica para empresas interessadas em assumir temporariamente esse serviço, no período de 30 de junho de 2025 a 30 de junho de 2026, até que uma nova licitação seja concluída. Uma comissão já está analisando as condições para a contratação.
A secretária de Comunicação de Cascavel, Beth Leal, explicou que a prefeitura está aproveitando a oportunidade aberta pela legislação, que permite a realização da dispensa eletrônica — possibilitando a participação de empresas de todo o Brasil na disputa por esse contrato temporário. Atualmente, não há possibilidade de aditivo contratual com a empresa que presta o serviço atualmente.
Essa empresa, no entanto, poderá participar da nova disputa, concorrendo com empresas de todo o país. O custo estimado para os serviços é de aproximadamente R$ 5 milhões por mês.
Recentemente, a prefeitura chegou a considerar a renovação do contrato com a empresa atual, mas a proposta não pôde ser levada adiante.